sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Meninas de Guarus”: Nahim coloca MP e classe política sob suspeita


Nelson Nahim, ex-vereador, advogado e réu na ação conhecida como “Meninas de Guarus”, concedeu, na manhã de ontem, em seu comitê eleitoral, uma ‘coletiva’ à imprensa campista.

Nelson Nahim escolheu a linha política para justificar a inclusão pelo Ministério Público do seu nome, no polo passivo da denúncia recebida pelo magistrado Leonardo Cajueiro, da Comarca de São João da Barra.

Nahim disse que respeita o Ministério Público, mas frisou que, naquela instituição, há pessoas com cargos que mantêm ligações “muito íntimas” com o Governo Municipal.

Para Nahim, a prisão foi absurda e motivada por manobras políticas - iniciadas em 2008 - com o objetivo de incriminá-lo. Por orientação dos seus advogados, não revelou o autor dessa articulação.

O ex-vereador afirmou categoricamente que acionará o político que articulou “toda essa farsa”.

Confesso que a opção de Nahim em conceder uma coletiva foi corajosa. Por outro lado, entendo que a linha adotada por ele é arriscada (para não dizer um caminho sem volta).

Ao optar por não citar nomes dos promotores supostamente detentores de relações íntimas com o Governo Municipal, bem como do político que, em tese, foi o mentor da inclusão do seu nome como réu, o ex-presidente da Câmara de Campos coloca no mesmo balaio o órgão ministerial e a classe política por inteiro.

O ex-prefeito interino de nosso município chama para si uma responsabilidade pesada, pois abre precedente para uma linha investigatória complexa, onde ele deixa transparecer nas entrelinhas que todos os dissabores vividos por ele foram intencionais e que há uma linha assustadora ligando MP, Governo Municipal e um político influente.

Com essa linha de defesa informal, o ex-presidente da Fenorte se posiciona e tenta amenizar os danos causados à própria imagem, devido a dezessete dias de encarceramento, no Complexo Penitenciário de Bangu.

Caso o episódio relatado por Nahim seja verídico e provado nos autos da ação em que ele figura como réu, confesso que haverá um momento nebuloso em nosso município.

Imaginar que, devido a uma disputa por espaço político eleitoral, um chefe de família seja incluído em uma ação penal que envolve cárcere privado, drogas e prostituição infantil é de arrepiar.

Seguindo a linha insinuada por Nahim, cogitar que haja promotores com ligação íntima com o Governo Municipal e que, por isso, ele figura como réu, é trazer para o debate uma suposta armação digna de ser apurada por uma força tarefa.

O que deseja Nahim com essa linha adotada? Dizer que é réu devido a uma disputa política e que promotores ligados a um determinado Governo Municipal (que ele não cita qual), e a mando de um político influente resolveram acabar com a sua imagem de homem probo, religioso e chefe de família?

A coragem de Nelson Nahim é digna de aplausos, pois ele terá que juntar todas as peças, citar os nomes e comprovar como esse Sistema vil funcionava.

A sociedade esperou muitos anos pelo início efetivo desse julgamento e agora, já calejada, será paciente.

Afinal, a qualquer réu são assegurados o Contraditório e a Ampla Defesa. E com Nahim não será diferente.

Cláudio Andrade

7 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Claudio. suledil a partir de hoje manda mais que a Dilma. dá uma olhada no decreto de supressão de hoje e da limpeza que ele fez na previcampos. #DOIDEIRA

Anônimo disse...

PARECE MAIS UMA COMÉDIA!

Por que ele não pode citar nomes se "vai ingressar com uma ação"?

A parte passiva da ação será anônima???

Tá pensando que meu ouvido é pinico???

Anônimo disse...

Lamentável o Dr. Nelson pedir uma coletiva de imprensa pra não dizer coisa alguma! Se ele disse que sua prisão foi política, ele tem que dar "nomes aos bois!

Ora, é totalmente incoerente ele dizer que vai processar "o tal político", se ele não tem coragem (ou condição) de dizer o nome do indivíduo! Isso é uma atitude covarde!

Parece conversa pra boi dormir, e eu não sou boi!

Ela coletiva foi um engana trocha, cujo objetivo parece ser "deixar a poeira baixar"!

Anônimo disse...

CONTRADITÓRIO!

Como ele vai processar o tal político, se ele tem medo de dizer o nome do sujeito?

O processo judicial exige que seja indicado o polo passivo (réu), Dr. Nelson!

O sr. não sabia???

Anônimo disse...

gente idiota, cara vai acusar para ser publicado na imprensa, corporativismo não deixa ele ganhar ação e depois leva processo nos cornos.

Anônimo disse...

Idiota é quem acredita num cara que pede uma coletiva de imprensa pra não dizer coisa alguma!

Pelo que percebi, essa coletiva (que nada declarou), tem um único propósito: FAZER A POEIRA ABAIXAR!

Anônimo disse...

Ligações íntimas com o governo municipal? Ele (Nahin) deve estar falando dele.