terça-feira, 8 de abril de 2014

Quissamã prepara Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza


A Secretaria de Saúde de Quissamã anunciou nesta terça-feira (08), que a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza tem data prevista para começar no dia 24 deste mês e as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família. O dia de mobilização nacional será no sábado (26), mas a campanha irá até 09 de maio.

Os chamados “grupos prioritários” são as crianças de seis meses a quatro anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto. Segundo o Ministério da Saúde, pessoas com doenças crônicas e "condições clínicas especiais" também devem ser vacinadas.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar à formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

A imunização protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Segundo a Secretaria de Saúde Mara Regina, as doses devem ser aplicadas antes do período de inverno. “A imunização é via injeção e o principal objetivo da vacina é reduzir casos graves de infecções respiratórias”, declarou. Mara salientou ainda que adotar hábitos de higiene como lavar sempre as mãos e utilizar o álcool gel são fundamentais.

A Secretaria afirmou ainda que todo este esforço vale a pena. “Todos os recursos retornam à sociedade como benefícios, seja pela qualidade de vida, pela diminuição de internações, e até mesmo pela redução de custos. A vacina é segura e não produz gripe, como muitas pessoas pensam", disse.

Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: