terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Secretaria de Meio Ambiente de SJB promove Educação Ambiental‏


Educação Ambiental é tema de interesse mundial e no litoral sanjoanense o projeto “Eu Curto”, vem fazendo a diferença quando o assunto é limpeza de praias, lagoas e mangues. A tarefa não é simples, pois se trata de mudanças de hábitos, já que o principal ponto é atrair a população para que se engaje na prática de ser um agente protetor do meio em que vive o homem.

Segundo a secretaria de Meio Ambiente que desenvolve o projeto, o trabalho vai além de limpeza nos pontos mais frequentados especialmente nesta época do ano. Paralelo às ações de faxina geral a população é estimulada a aprender a maneira correta de destinar os resíduos sólidos. O objetivo é implantar efetivamente a coleta seletiva na rotina diária das famílias.

“Não é possível viver em equilíbrio ecológico e colaborar para um ambiente livre de impactos negativos sem que um trabalho de consciência seja feito de forma contínua e incansável. Afinal, trata-se de mudanças de hábitos”, declarou a subsecretária da pasta, Izabel Gregório.

Com a intensificação da limpeza das praias no período de Verão, surgiu a ideia de estender as ações aos mangues e as lagoas. O trabalho do “EU Curto” teve início na Lagoa de Grussaí com faxina geral e colocação de placas educativas na semana passada. A próxima atuação vai contemplar a Lagoa do Açu, no dia 22, e em Iquipari o trabalho foi realizado ontem, dia 15.

Na próxima terça-feira, 18, técnicos do Meio Ambiente vão orientar as pessoas que moram nas proximidades das lagoas sobre qual o destino correto para os resíduos sólidos, inclusive informando o que são resíduos sólidos. A abordagem será feita por representantes da Cooperativa ReciclaMais com o intuito de atrair o interesse das pessoas na preservação do meio ambiente.

Além das lagoas, os mangues também estão recebendo o projeto. A prática irregular de jogar lixo nessa área prejudica o desenvolvimento das mais variadas espécies de animais. Devido a sua grande biodiversidade, os manguezais são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta. Por ser muito úmido, proporciona condições ideais para a reprodução, eclosão, criadouro e abrigo de animais com grande valor ecológico e econômico. Para se ter uma ideia da importância dos manguezais, 95% dos alimentos que o homem retira do mar são produzidos neles. Pelo menos 2/3 das espécies de peixes exploradas economicamente dependem desses locais.

O Mangue do Pontal de Atafona, que conta com aproximadamente 1000 m², foi o primeiro a receber o trabalho feito em conjunto pelas secretarias de Meio Ambiente e Pesca, além da União Norte e do Grupo dos Pescadores. Durante a limpeza, foram encontrados vários produtos nocivos ao meio ambiente como garrafas pet, caco de vidros, tábuas pintadas, sacolas plásticas, redes de pesca rasgadas, aros de bicicleta e caixas de plásticos. Foram recolhidos mais de 30 sacos de lixo só na área do Mangue. A decomposição desses materiais (resíduos sólidos) levaria mais de 1.000 anos.

Barca da Ciência é mais um projeto de conscientização ambiental

Outro projeto desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente é o Barca da Ciência. Lançado em 2010, tem por objetivo proporcionar aos moradores e turistas informações e dicas sobre as questões ambientais do município. O passeio é realizado numa escuna com capacidade para 35 pessoas, além das sete que fazem parte da equipe técnica. Os tripulantes viajam com toda segurança, recebendo coletes salva-vidas. Começando no Cais do Imperador na sede do município, a barca contorna próximo à Boca da Barra e faz uma parada na Ilha da Convivência, em Atafona.

Durante o trajeto, os participantes são informados sobre a importância do rio para a região. Eles conhecem os manguezais e também a vegetação que fazem parte da mata ciliar nos barrancos, destacando sua importância para evitar a erosão da terra que diminui o calado do rio.

No período letivo, os passeios são voltados diretamente para alunos das redes municipal, estadual e particular, além de outras instituições de ensino e são realizados apenas uma vez na semana. Já nas férias, é a vez dos moradores e turistas que chegam a São João da Barra. Na alta temporada, chega-se a fazer cinco passeios por semana. É muito interessante a participação dos moradores e dos turistas.

Em 2013, a Barca da Ciência alcançou a marca de dois mil visitantes. Aberta ao público em geral, pessoas das mais variadas idades se interessam pelo passeio. Outros municípios já vieram conhecer o projeto como Campos, Cabo Frio, Rio das Ostras, São Fidélis e Miracema. Os interessados devem se dirigir à secretaria de Meio Ambiente ou ligar para o telefone: (22) 2741 7878, ramal: 262.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: