sábado, 22 de fevereiro de 2014

Inea investiga origem de mancha que causou interdição na Praia da Tartaruga, em Búzios


Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Meio Ambiente estão investigando a origem de uma mancha que apareceu na Praia da Tartaruga, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O local foi interditado na manhã desta sexta-feira (21) depois que cerca de 60 banhistas deram entrada no hospital da cidade com sintomas de intoxicação após contato com a água do mar.

Segundo Túlio Wagner, superintendente regional do Inea, amostras da água da Praia da Tartaruga foram recolhidas na manhã desta sexta-feira para investigar o que seria a mancha de cerca de 70 metros de largura e 250 metros de extensão.
''Vamos ficar monitorando a mancha até que ela desapareça. A previsão é que o resultado dos laudos das amostras recolhidas fique pronto na próxima segunda-feira (24). Estamos investigando de onde saiu esse possível produto químico para poder tomar as medidas necessárias'', disse o superintendente.

Suspeita é que seja produto químico de transatlântico.

O secretário de Meio Ambiente da cidade, Carlos Muniz, disse que a suspeita é que a mancha seja de um produto químico chamado organoclorado. ''Pelas características da mancha e consequências que ela causou, estamos suspeitando que seja um produto químico utilizado em banheiros químicos. Esse produto deve ser de algum navio que passou ou está na nossa cidade'', relatou o secretário.

G1.

Nenhum comentário: