domingo, 17 de novembro de 2013

Pudim divulga carta de apoio a Peregrino, mas não cita os nomes dos deputados


Carta de apoio a Fernando Peregrino


O ódio cego das organizações Globo por Anthony Garotinho atinge não só ao nosso líder como também a todos os que o orbitam, a todos que militam há anos com Garotinho. E não foi diferente com o professor Fernando Peregrino.

Venho aqui me solidarizar não apenas com um amigo de tantos anos com quem aprendi e aprendo todos os dias. Solidarizo-me, sobretudo, com a biografia do professor Fernando Peregrino. Este homem cuja própria história e de sua família se confundem com a história da retomada da democracia no Brasil.

Desde a semana passada o jornal O Globo vem tentando, de maneira vil e torpe, enlaçar Peregrino em um enredo sem pé nem cabeça, no qual um extorsionista qualquer contratado por dois deputados estaduais da base de apoio ao Governo do Estado, tentou, em vão, convencer o PR, através do Professor Peregrino, a pactuar com manifestações violentas e armadas com objetivos puramente políticos.

Peregrino de pronto rechaçou o cidadão que, de má fé, gravou a conversa com professor. Ainda bem que gravou, porque isso só mostra a caráter ilibado de Peregrino. A má fé foi tanta que, ao não conseguir cooptar nosso partido nem ao professor este bandido foi ao Globo, sabendo do ódio da organização por Garotinho, vender a falsa informação de que o PR teria participado do esquema proposto por este estelionatário. Triste, mas sem surpresa alguma, foi ver o Globo "cair" neste conto do vigário.

Em tempos de democracia a ditadura se faz presente de outras maneiras. Talvez não tão direta como outrora, mas o bom observador enxerga as subjetividades com que os mecanismos ocultos do poder operam. A concentração do poder da mídia nas mão de umas poucas famílias é um destes sinais.Basta apenas um atrito com os interesses de uma destas famílias para que a perseguição midiática comece. E o direito de resposta, então, transfigura-se, no direito de ficarmos calados, pois nunca temos o mesmo espaço para contradizer as acusações infundadas que nos imputam.

Para quem não sabe o avô de Fernando Peregrino, Sr. Borja Peregrino, foi um dos grandes artífices da revolução de 30. O próprio Fernando Peregrino, líder estudantil que foi, sofreu com as perseguições da ditadura tendo que se esconder muitas vezes para não sofre o pior. Em uma das ocasiões precisou ir para São Paulo e viver em condições precárias apenas para que não fosse achado pela máquina mortífera da ditadura.

Como político Peregrino foi braço direito, junto a Darcy Ribeiro, do nosso saudoso líder Leonel Brizola. Peregrino foi o braço desenvolvimentista que incentivou e apoio Brizola na introdução do Rio de Janeiro na era tecnológica. Na UENF Peregrino demonstrou a Brizola a importância da internet em um teste pioneiro no país. Um homem de visão Peregrino sempre foi.

Peregrino Intermediou o tratamento em Cuba dos atingidos pelo maior acidente radioativo Brasileiro o famoso caso do Césio 37. No governo Garotinho Peregrino coordenou novamente a área de ciência e tecnologia a frente da Faperj. Foi chefe de gabinete do Governo Rosinha Garotinho e neste período, mais uma vez, deu grandes contribuições ao Estado do Rio de Janeiro e ao Brasil.

Peregrino é membro diretor do Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia. Instituto este que é uma excelência em pesquisa tecnológica e referência na América Latina.

É repugnante que um homem com histórico de grandes contribuições ao Brasil seja achincalhado publicamente sem o mínimo de provas materiais. Com sede de atacar a Globo facultou a si mesma, por conveniência ou por mal jornalismo, a não utilização do rigor do método de apuração que se aprende nas faculdades.

Amigo e companheiro Fernando Peregrino nessa vida aprendi que o choro pode durar uma noite mas a alegria vem logo pela manhã. Você que tanto sofreu e que tanto lutou não perderá mais uma dessas batalhas que são impostas aqueles que defendem o Brasil, o povo e boa política. Estarei ao seu lado em mais este desafio e conclamo a todos os companheiros que também o façam.

Um grande abraço de solidariedade.

Geraldo Pudim
Deputado Estadual
Vice-Presidente Regional do Partido da República

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse Pudim deveria ter vergonha.