São João da Barra implantou, através da portaria 828 de 3 de outubro de 2013, o Comitê de Urgência e Emergência com o objetivo de vistoriar as unidades do município levando em consideração o diagnóstico dos problemas encontrados. Com isso, a secretaria de Saúde vai dotar os postos de recursos necessários à consecução dos serviços prestados.
A secretária de Saúde Denise Esteves disse que o Comitê tem a função de avaliar as condições técnicas e físicas dessas unidades atendendo as normas preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Atualmente disponibilizamos cinco locais de atendimento 24h de urgência e emergência: Centro de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto, na sede e os Postos de Urgência do Açu, Barcelos, Mato Escuro e Grussaí”, informou.
O coordenador municipal da Rede de Atenção às Urgências, Paulo Natalino Gebara declarou que a primeira vistoria realizada pela sua equipe aconteceu na última quarta-feira (23), no Posto de Saúde do Açu. “Constatamos que o atendimento médico está bom com a presença 24h de dois clínicos, equipe de paramédicos funcionando adequadamente e ambulância equipada para transportar os pacientes que necessitam de atendimento mais específico, além de odontólogo, de segunda a sexta e cardiologista uma vez por semana”, ressaltou.
Segundo o prefeito José Amaro de Souza (Neco), com o intuito de melhorar ainda mais o atendimento no Açu, em breve será inaugurado um prédio para abrigar o Posto de Urgência oferecendo as condições desejadas. “A nossa intenção é investir cada vez mais na saúde. Temos um compromisso muito sério de elevar o nível de satisfação e de qualidade de vida da população, inclusive com medidas sistemáticas de prevenção”, afirmou.
Classificação de Risco - Paulo Gebara, que atua também como coordenador de Urgência e Emergência da secretaria de Saúde lembrou que ainda no mês de novembro o atendimento no Centro de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto será por Classificação de Risco. Os pacientes que precisarem de atenção mais imediata deverão ser atendidos com prioridade e não por ordem de chegada. “Os pacientes serão classificados de acordo com o risco de vida apresentado: Vermelho – atendimento de imediato, Amarelo – até 20 minutos, Verde – até 40 minutos e Azul até duas horas”, explicou.
Fonte: assecom da Prefeitura de SJB
Nenhum comentário:
Postar um comentário