segunda-feira, 6 de maio de 2013

Os necessitados





A mais recente polêmica do universo político do município de Campos dos Goytacazes refere-se à situação de alguns vereadores da base que, dizendo-se encurralados e sem prestígio, ensaiaram um pequeno e desorganizado levante.

A situação dos vereadores que fazem parte da base de apoio da Prefeita Rosinha demonstra que em que pese a função típica de legislar e de forma correlata, a de fiscalizar o governo, os aludidos edis não conseguem a independência necessária.

Cobrados por um exigente cacique político, a Base encontra-se ‘asfixiada’ uma vez que exercer a arte da vereança tendo a remuneração mensal como única fonte, é praticamente inviável.

Para os vereadores, há necessidade de mais prestígio. Isso significa indicação de secretários e de diretores de escola bem como um lote de DAS para contemplar amigos de campanha. Quando isso não acontece, a gritaria é certa já que o efeito imediato é a perda de oxigênio político para os representantes do povo.

Esse ‘Sistema de Benesses’ é exigido, pois os vereadores entendem que a contrapartida do Poder Executivo deve ser a contento visto que o “rolo compressor” está onde deveria: na Casa de Leis e pronto para entrar em ação quando a prefeita precisar.

Porém, para o chefe político do grupo -o deputado federal Garotinho- o apoio que os vereadores da base conferem a Rosinha é um dever moral e funcional pelo mandato conquistado. Quanto aos cargos por eles almejados no Governo, são querelas que devem ser resolvidas sem qualquer pressa.

A relação entre o Executivo e o Legislativo Municipal é desigual. Enquanto o Governo Rosinha detém centenas de cargos em comissão, os vereadores amargam um pequeno quadro de comissionados, o que impossibilita qualquer barganha.

O resultado é o ‘pires na mão’ quando, então, os representantes do povo passam a ser peça de uma engrenagem onde o cacique político possui a direção privativa e exclusiva.

Além disso, todos os representantes do povo (eleitos pelo voto popular) estão sempre à disposição das ordens emanadas pela cúpula governista. Eles podem dormir vereadores e podem acordar secretários municipais ou presidentes de fundação. Detalhe: não há como contestar e se assim se procedesse, poderia ser acarretado considerável desgaste com o eleitorado.


Quando a ordem é que o vereador deixe o mandato para ocupar um cargo no governo (como ocorreu com Fábio Ribeiro), não há concessão de poder e sim, nomeação pura e simples. Aquele que deixa a Câmara nunca recebe uma Secretaria de ‘porteira fechada’. Resultado: aceita o desgaste da função sem poder inserir na Administração seus comandados.

Qualquer fumaça de independência ventilada por alguns vereadores, na mídia, não passa de um teatro armado. Não há lastro para uma rebelião uma vez que quase todos os partidos estão fracos em representação e seus presidentes municipais não têm o costume de bancar qualquer ação de seus filiados que vá de encontro aos interesses da atual gestão governamental.

A maioria da população votante não compreende essa mecânica política. Na fase pré-mandato, muitos postulantes ensaiam uma gestão futura com mãos firmes. Uma vez eleitos, descobrem que o Sistema é duro e que a conta de uma eleição é cara.

Como se depreende, não existe independência na Câmara dos Vereadores. Aqueles que esboçam um levante estão blefando ou estão a serviço do chefe político. Um chefe que, para testar alguns, planta armadilhas políticas a fim de aferir a fidelidade de uns em detrimento da de outros.

A relação entre os vereadores de Campos e seus líderes políticos já não é ideológica e sim, econômica. Para alguns, até de sobrevivência.

Por fim, a célebre frase do redator publicitário e vencedor de nove leões no Festival de Cannes, Eugênio Mohallem, moldura bem todo esse quadro político: “O Brasil é governado por quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e AQUISITIVO”.

Cláudio Andrade

9 comentários:

Anônimo disse...

ENTÃO NA SUA OPINIÃO, O PODER AQUISITIVO É O MAIS FORTE DE TODOS ENTRE OS TRES RESTANTES...? É ISSO...?
?CAS

Anônimo disse...

Oportuno texto. Parabéns.

Esses vereadores puxa sacos que achavam que ganhariam espaço, vários DAS, diretoria de escola etc, estão comendo o pão que o diabo amassou.

No filme do Zorro, apesar de tudo, ele sempre sai ganhando, pois mocinho em filme sempre ganha. Mas, na vida real do GaroZorro, não sei se o final será feliz.

Não gosto da política da maneira que ela é feita em Campos. Poucos tem muito e muitos não tem nada.

Gostei muito dos vereadores estarem brigando entre si. Neste mundo, não existe nada perfeito. Para o Zorro controlar esse monte de homem da câmara vai dar trabalho. Até os anjos brigaram, imagina 25 vereadores, alucinados para favorecer seus cabos eleitorais, pagar promessa de campanha etc. Aliás, um atributo positivo do Zorro é que ele bota a turma para trabalhar

Anônimo disse...

Pelo menos já sabemos quanto vale ser honesto e correto no exercício das funões de legislar a favorque a oposição pede, solicita ou remete para ser aprovado pela Casa de Leis é aprovado ou atendido). Queremos agora e saber se o que eles estão cobrando em troca do apoio e aprovações das leis que Garotinho manda eles aprovarem são os cargos de confiança e indicações para o primeiro escalão, é isso mesmo? O povo votou neles para isto, serem manipulados por terceiros que nada tem a ver com a administração da PMCG?
Ah justiça, quanta falta você nos faz, precisamos muito de vocês nos [ultimos anos, quando finalmente vocês nos defenderão?

Anônimo disse...

Interessante ver que o que menos preocupam os nossos vereadores são cobrar investimentos na SAÚDE que está um caos geral na cidade, EDUCAÇÃO que está com os mais baixos índices de qualidade, TRANSPORTES URBANOS que está muito bastante precário e confuso demais, além de muitas outras mazelas na administração municipal de Campos.
Senhores vereadores vamos trabalhar, chega de querer negociar o trabalho para o qual vocês forama eleitos para executarem e legisç]lar em benefício de todos e não dos seus líderes.TRABALHEM!

Anônimo disse...

a formiga me disse que tem pitbull comendo TOMATINHO no almoço e na janta, presentinho da guerreira, ageitou pra pitbull de propriedade da guerreira
no final do dia a guerreira leva a pitbull no petshop

Anônimo disse...

Fábio Ribeiro pegou a secretaria fechada. Já emplacou o sub, vai indicar a sup de RH, todas as assessorias. Fechadinha.

Luciane de S. Martins disse...

Prezado anônimo das 22:43. A situação do companheiro Fabio Ribeiro, difere de muitos edis. Ele faz parte do nosso grupo político, goza de confiança da cúpula. Logo, nada mais justo, ocupar tal posição no Governo.
Fez-se credor dos espaço que possui.

Anônimo disse...

Fundação Teatro Municipal Trianon
Extrato contratual,
Processo Adm de Inexigibilidade
Proc. 2013.024.000051-9-PR
NSD. 2013.024.000047-5-NS
Contratante: Fundação Teatro Municipal Trianon
Contratada: Joman Áudio e Vídeo Ltda.
Objeto: Despesas de fins culturais, notadamente contratação
do Projeto “Túnel do Tempo”, nos dias 22/03/13 (Vila dos Pescado-
res) e nas datas 26/04/13, 24/05/13, 28/06/13, 26/07/13, 23/08/13,
27/09/13, 25/10/13, 22/11/13 e 13/12/13 serão apresentadas na Praça
do Santíssimo salvador e nos dias 31/03/13, 28/04/13, 26/05/13,
30/06/13, 28/07/13, 25/08/13, 29/09/13, 27/10/13, 24/11/13 e 15/12/13
serão apresentadas no Teatro Procópio Ferreira (Teatro de Bolso) para cumprir a agenda de eventos da FTMT, no Município de Campos
dos Goytacazes/RJ.
Valor total: R$ 100.000,00 (Cem mil reais)
Campos dos Goytacazes, 03 de Maio de 2013.

Anônimo disse...

Fundação Teatro Municipal Trianon
Extrato contratual,
Processo Adm de Inexigibilidade
Proc. 2013.024.000075-2-PR
NSD. 2013.024.000075-2-NS
Contratante: Fundação Teatro Municipal Trianon
Contratada: Medeiros Empreendimentos EIRELI.
Objeto: Despesas de fins culturais, notadamente contratação
do Show “Batucando a Vida” nos dias 21/03/13 (Praça Tarcisio Mi-
randa), 04/04/13 (PQ Aurora), 25/04/13 (Santo Amaro), 02/05/13 (Jar-
dim Carioca), 23/05/13 (Praça da Lapa), 06/06/13 (Carvão), 27/06/13
(PQ. São Matheus), 04/07/13 (PQ. Imperial), 25/07/13 (Novo Mundo),
01/08/13 (Custodópolis), 05/09/13 (PQ. Prazeres), 03/10/13 (Praça do
Turf), 24/11/13 (Baixa Grande) e no dia 05/12/13 (Pecuária), para
cumprir a agenda da Fundação Teatro Municipal Trianon, no municí-
pio de Campos dos Goytacazes/RJ.
Valor Total: R$ 110.740,00 (Cento e dez mil e setecentos e
quarenta reais)
Campos dos Goytacazes, 03 de Maio de 2013.
Fundação Teatro Municipal Trianon