quinta-feira, 14 de março de 2013

SJB será certificado em 15 dias para integrar o Sistema Nacional de Trânsito‏





São João da Barra deu mais um passo na busca pela certificação para integrar o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). De acordo com o presidente do Cetran, Antonio Damasceno o município cumpriu todas as exigências solicitadas e dentro de 15 dias será certificado. Em visita a cidade o presidente realizou vistoria técnica e também uma palestra para agentes de trânsito no Espaço da Ciência, em Atafona, nesta quinta-feira (14).

Também estiveram presentes o vice-prefeito Alexandre Rosa, o secretário de Transporte Mário Rocha Filho, o subsecretário da pasta Leandro Almeida, o gerente de trânsito de SJB Getúlio Almeida e o Coronel Germano da PM, além do comandante do 8º BPM - tenente-coronel Jonei Sardemberg, entre outras autoridades.

A primeira atividade do dia foi a vistoria das instalações de trânsito na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, onde Damasceno conferiu como funciona atualmente a circulação de veículos e pedestres na área.

— O município já avançou na questão da educação de trânsito. Ter agentes que possuem a clareza de explicar o que pode e o que não pode ao motorista é bom. Mas, a partir de agora, esse mesmo agente vai ter que se impor e fazer valer a lei — disse Antonio Damasceno.

Em seguida, a comitiva realizou as palestras, onde os temas foram as Leis de Trânsito e também a importância da Ordem Pública em um município. A palestra inicial foi dada pelo coronel Germano, membro do Cetran-RJ, que enfatizou a importância do município possuir um policiamento ostensivo e também uma política de integração.

— É preciso trabalhar em conjunto para chegar a resultados satisfatórios no trânsito. A polícia e o órgão fiscalizador do município tem que estar lado a lado para reprimir e punir os desvios de conduta dos motoristas. Precisamos da integração — disse.

Durante a palestra, Antonio Damasceno explicou sobre as leis do Código de Trânsito Brasileiro e também a integração dos órgãos ao Sistema Nacional de Trânsito.

— Viemos aqui fazer a palestra para mostrar aos órgãos a importância do cumprimento das leis e também a integração junto ao Código de Trânsito. Além disso, o agente de trânsito não pode se omitir em uma situação que lhe diz respeito. Ele vai ter o poder de punir o que estiver errado, mas pode ter dificuldades, aí é que entra a integração com a Polícia Militar, que ajudará no combate as irregularidades – ressaltou.

Sobre a municipalização em São João da Barra, Antonio Damasceno foi enfático: o município está preparado.

— De acordo com a legislação, o município tem que cumprir vários requisitos para ser feita a integração e São João da Barra cumpriu todos. A cidade passou pelo processo e agora foi realizada a inspeção técnica, conheci as instalações e realizamos a palestra. Então, está em plenas condições de ter o trânsito municipalizado. Hoje eu vou fazer o relatório da integração e no máximo, em 15 dias, o município estará integrado ao Sistema Nacional de Trânsito —.



O secretário de Transporte, Mário Rocha Filho, ressaltou a importância do trabalho em conjunto para conseguir realizar a municipalização do trânsito.

— Só conseguimos chegar aqui por causa do trabalho em conjunto. Além do nosso prefeito José Amaro de Souza (Neco), que abraçou essa questão, gostaria de ressaltar o empenho do Dr. Sérgio Romero e do ex-secretário de Transporte, Dr. Felipe Quintanilha, durante o governo Carla Machado. É um trabalho árduo, mas que está valendo a pena — disse.

Mário Rocha disse ainda que os agentes de trânsito passarão por um curso de capacitação no início de abril e estarão aptos para exercer o que preconiza o artigo 19 e seguintes da lei 036/2003 combinado com o artigo 24 e seguintes da lei 9.503/97 do CTB.

O vice-prefeito de São João da Barra, Alexandre Rosa destacou o trabalho que já vinha sendo feito para as melhorias no trânsito do município e comemorou o fato da integração estar acontecendo em um momento crucial.

— O trabalho realizado com os educadores de trânsito é muito bom. Houve uma melhora significativa no sentido da educação do trânsito por parte dos motoristas. E esse é o momento oportuno para a municipalização em São João da Barra. Como teremos um aumento significativo de população nos próximos anos, essa era a hora de conseguirmos a integração. E também temos a questão do Plano Diretor, que traz importantes projetos para o trânsito — finalizou.

As informações são da Assecom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: