sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A HUMILDADE.





Muitas pessoas que conheço se dizem humildes. Entre elas, e para grande parte da humanidade, a humildade é um fato preponderante. Sem ela nada de conquistas, êxitos e reconhecimentos.

Os humildes serão exaltados, reconhecidos e muitos deles considerados dignos de amparo, simplesmente por optarem por ações na surdina, sem exposição, confronto ou desgaste. Tudo é símbolo de humildade.

Os ditos humildes, ao meu sentir, são na verdade seres vaidosos, orgulhosos e prepotentes. Utilizam-se de terceiros para agir, atuar, defender-se e, por óbvio, para não sofrerem desgastes. Vale ressaltar, que muitas pessoas adoram o papel de coadjuvante do humilde.

Os ditos humildes recebem o afago na derrota e o carinho na vitória. Para grande parte da sociedade, a derrota do humilde é fruto de covardia, ofensas e trambiques alheios sofridos. A derrota só ocorre devido ao jogo sujo. São uns coitados, os nossos ditos humildes.

Quando os 'humildes' vencem uma batalha, o grande mérito concentra-se na sua  forma sensível de receber críticas, de não envolver-se em temas polêmicos e de nunca pocisionar-se acerca de qualquer questão social que possa gerar desgastes para si. Os humildes são espertos sabiam?

Com tantos 'humildes' nesse mundo, em bem pouco tempo, acredito, que seremos dominados pela soberba, pelos artistas do jogo fácil, pelos  corruptos com mandato e pelos falsos pregadores.

A humildade não é pecado, assim como não ser dotado dela também não é. Um pouco de humildade é até um sinal de exteriorização positivo, entretanto, valer-se desse rótulo para chegar ao paraíso, é atitude digna de pena.

Prefiro um belo confronto ao cômodo silêncio do humilde.

Cláudio Andrade

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei dessa postagem. Concordo em gênero, número e grau. Que sejamos humildes sem sermos comodistas e prepotentes.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Dr Claudio, o senhor poderia ler o livro do Peter Wagner: Humildade.

Muito bom, e fala mesmo sobre esta falsa humildade do mundo para aproveitar das pessoas.

Tem outro livro muito bom, um clássico, do Andrew Murray,que nasceu na África em 1828 e morreu em 1917, e nos traz até hoje uma palavra para a "hora". Fala de forma profunda sobre a humildade. Fala sobre os orgulho da santidade. E há muitos orgulhosos de sua santidade, jogando por terra a humildade tão buscada.

"O ego é um personagem muitíssimo exigente, requerendo o melhor assento e o lugar mais elevado para si mesmo, e sentindo-se dolorosamente ferido se seu clamor não é reconhecido.

A maioria das discórdias entre obreiros cristãos surgem do protesto desse gigantesco Eu.

Quão poucos de nós entendemos o verdadeiro segredo de tomar nosso lugar nos salões mais humildes."

"O que você tem de orgulho dentro de você é o que tem de anjo caído vivendo em você; o que você tem de verdadeira humildade é o que você tem do Cordeiro de Deus dentro de você."

A mais alta lição que um crente tem de aprender é a humildade. Oh, que todo cristão que busca avançar na santidade lembre-se bem disso!Pode haver intensa consagração, zelo fervoroso e experiência celestial, e, ainda assim, se tais experiências não forem impedidas por procedimentos especiais do Senhor, pode haver uma inconsciente auto- exaltação com isso tudo".

"Os Espírito dAquele que lavou os pés dos Discípulos faz com que nos seja, de fato, uma alegria sermos os menores, sermos servos uns dos outros".
Andrew Murray.

Um 2010 cheio de Jesus e da humildade de Jesus para o senhor.

O Peter Wagner, fala que hoje não existem livros sobre humildade e que muitos não querem falar sobre humildade porque acham que seria orgulho fazê-lo. Mas não é, pois humildade é falar a verdade e assumir a verdade vivida.

Um abraço,
Rosângela

Anônimo disse...

concordo plenamente..
gostei