quarta-feira, 26 de outubro de 2016

PF prende mais um vereador em Campos e Linda Mara está foragida


"A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) mais uma operação relacionada ao uso do programa social Cheque Cidadão para compra de votos na eleição do último dia 2. O vereador reeleito Kelinho (PR) se apresentou na delegacia da PF com uma advogada. Além dele, duas outras pessoas foram presas.

A PF acompanhada da Polícia Militar  esteve na casa da ex-vereadora e secretária Linda Mara. Porém, ela não estava na residência. Ainda assim, os agentes apreenderam documentos.

Os agentes da PF continuam em diligência para cumprir onze mandados no bairro Jardim Carioca, em Guarus. Os mandados são de prisão temporária, busca e apreensão e condução coercitiva.

A  operação Chequinho 2 é um desdobramento da Chequinho deflagrada no último dia 19. De acordo com a PF, o nome da operação é uma referência a como os beneficiados se referiam ao benefício Cheque Cidadão concedido irregularmente durante o período pré-eleitoral.

Na operação deflagrada na última quarta-feira, a delegada federal Carla Melo Dolinski ressaltou que entre os eleitores cadastrados para serem beneficiados com o Cheque Cidadão havia até quem já está morto. “Este fato prova que o cadastro foi feito sem o menor critério. Simplesmente com o único objetivo da venda de voto”.

A operação Vale Voto aconteceu no dia 23 de setembro quando a então secretária de Desenvolvimento Humano e Social de Campos, Ana Alice Ribeiro, a coordenadora do Cheque Cidadão, Gisele Koch Soares, e outras oito pessoas que seriam ligadas ao vereador em exercício e candidato à reeleição para o cargo Ozéias, foram detidas e encaminhadas à sede da PF, em Campos.

Entre os 39 vereadores investigados pela Polícia Federal estão os que foram eleitos: Cecília Ribeiro Gomes, Jorge Rangel, Kellinho, Linda Mara, Magal, Miguelito, Ozeias, Roberto Pinto, Thiago Ferrugem, Thiago Virgílio e Vinícius Madureira." 

A delegada da Polícia Federal Carla Melo Dolinski apresentou à imprensa na manhã desta quarta-feira (26), um resumo da Operação Chequinho 2. De acordo com o documento oficial, estão foragidas a radialista Beth Megafone, a vereadora eleita Linda Mara e a secretária Municipal de desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice.

As investigações apontam a participação de Beth Megafone como intermediária para obter votos para Linda Mara distribuindo Cheques Cidadão na Baixada campista. Foram expedidos oito mandados de prisão temporária contra intermediários e vereadores Linda Mara e Kellinho. Este último se apresentou espontaneamente junto com uma advogada no início da manhã.
Esta etapa da operação Chequinho deflagrada na última quarta-feira (19) visa apurar a captação de eleitores para inclusão no programa social Cheque Cidadão, com o objetivo de angariar votos para vários candidatos a vereador nas eleições do último dia 2.
Para alcançar o maior número de eleitores, alguns candidatos contavam com o auxílio de chefes de postos de saúde, as quais eram indicadas politicamente e passavam a atuar como cabos eleitorais, intermediando a troca de votos. Duas delas foram presas temporariamente nesta quarta."

Fonte: Jornal Terceira Via
Foto: repordução facebook / Marcelo Virgílio

Nenhum comentário: