domingo, 23 de outubro de 2016

Marido de Rosinha citado pela 1ª vez no inquérito policial nº 236/2016



"Ana Alice disse que havia sido ordem do Garotinho entregar os formulários e dizer a ela que cadastrasse no Cheque Cidadão as pessoas que ela própria entendesse mais carentes”. “Que quando a requerida oferecia o benefício do Cheque Cidadão às pessoas mais carentes do bairro, sempre dizia que o benefício estava sendo oferecido e pedia a essas pessoas que votassem no candidato Chicão”. As declarações são de uma testemunha no Inquérito Policial 236/2016, que investiga o possível uso do Cheque Cidadão em troca de votos. O depoimento traz, pela primeira vez nas investigações, o nome do secretário de Governo e marido da prefeita Rosinha (PR), Anthony Garotinho (PR), como a pessoa que mandava a secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice Alvarenga realizar a distribuição irregular do Cheque, através de candidatos ou pessoas ligadas a candidatos.

No depoimento, a testemunha conta que uma líder comunitária de seu bairro, ligada ao candidato a vereador Altamir Bárbara teria ido, junto com ele, tentar resolver uma pendência de sua localidade com o secretário de Governo, após o programa dele na rádio O Diário. Segundo ela, o encontro teria acontecido no início de julho. Após Garotinho prometer a solução para a pendência do bairro, a própria líder comunitária teria falado com ele que outros candidatos a vereador estavam chamando eleitores do bairro e oferecendo Cheque Cidadão. Ela teria afirmado ao secretário de Governo que temia perder eleitores e que Altamir Bárbara teria se negado a participar da distribuição de Cheques. Ainda de acordo com a testemunha, Garotinho teria concordado com o pedido e falado que a secretária de Desenvolvimento Humano e Social ligaria para ela.

Dois dias após o encontro, a secretária teria ligado para a testemunha, a quem conhecia, pedindo o telefone da líder comunitária e ela deu. A secretária Ana Alice teria telefonado para a líder, dizendo que Garotinho teria lhe dado ordem para recebê-la no CSU. A testemunha afirma ter ido com a líder comunitária no CSU e diz que foram recebidas pela própria secretária em seu gabinete. Ainda de acordo com a testemunha, a secretária teria entregue 41 formulários em branco e uma lista com nove nomes. Ana Alice teria perguntado se ela conhecia aquelas nove pessoas. Após a resposta, a secretária teria pedido que as duas procurassem essas pessoas, avisando que seus cartões seriam reativados. Esses nove seriam beneficiários que haviam sido excluídos por falta de verba. Os cartões, de acordo com a testemunha, de fato foram reativados.

A respeito dos 41 formulários em branco restantes, a testemunha afirma no depoimento que a secretária Ana Alice afirmou ter sido ordem de Garotinho entregar à líder comunitária os formulários para que ela procurasse as pessoas mais carentes do seu bairro. Ainda disse a testemunha, a líder comunitária e ela procuraram as famílias e ofereceram o Cheque Cidadão. A testemunha disse que, ao entregar o Cheque, afirmava que o benefício estava sendo oferecido por Garotinho e pedia que votassem em Chicão.

Também de acordo com a testemunha, a secretária não teria orientado a pedirem votos, mas, segundo ela, esse pedido seria desnecessário, uma vez que esse pedido estava implícito no momento em que Ana Alice entregou a ela os formulários e a lista de nove nomes: “Pois, até antes da eleição não se conseguiam Cheques para ninguém, mas logo que começaram as campanhas eleitorais, os Cheques começaram a sair”.

Todas as pessoas – as dos 41 formulários e a lista dos nove nomes – tiveram os cartões entregues, ativados e carregados. Depois que surgiu a informação no bairro que as nove pessoas conseguiram reativar os cartões, outras começaram a procurar a testemunha e a líder comunitária. Elas identificaram 24 famílias que também precisavam. Destas, algumas conseguiram reativar o cartão. Quando saiam os cartões dos novos inscritos, a líder ia ao CSU buscar os cartões e elas duas iam às casas dos novos beneficiários fazer a entrega. Quando faziam essas entregas, reforçavam que o benefício havia sido conseguido por Garotinho e que deveriam votar em Chicão.

Na tarde deste sábado, a Folha tentou contato com Garotinho por telefone. No entanto, as ligações não foram atendidas".

Folha da Manhã.

Nenhum comentário: