quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cláudio Andrade entrevista o novo desembargador do TJ/RJ



1- Qual a sensação de receber a notícia de sua escolha? 

FP. Foi gratificante o reconhecimento de uma vida de trabalho. Fui o mais votado na OAB, meu órgão de classe e o mais votado no Tribunal onde eu militei com maior freqüência.
Isso me mostrou que fui aceito pelos meus colegas de profissão e pelos desembargadores que conhecem o meu trabalho.

2-Seu pai já foi desembargador, mas você pela jovialidade terá um tempo maior. O TJ/RJ é considerado um dos mais lentos tribunais como tentar mudar isso?

FP. Não concordo com a afirmativa. O TJ/RJ é um dos tribunais mais rápidos do país. Os recursos em média, são julgados em menos de 100 dias. Pretendo não poupar esforços para diminuir essa excelente média.

3-Como foi a disputa dentro da OAB? Temeu por não ser indicado?

FP. A disputa foi muito boa, bastante difícil. Foi a eleição com maior número de candidatos na história da Ordem, fomos 39 postulantes. Não temi, pois quando me candidatei sabia que havia duas alternativas: ganhar ou perder, como em toda a eleição. O alto nível dos candidatos valorizou a minha vitória.

4-Como você vê o processo de Impeachment? Concorda com a saída de Dilma ou prefere novas eleições?

FP. Para o impedimento excepcional e deve haver crime de responsabilidade. Não conheço o processo para saber se as chamas pedaladas se encaixam nessa exceção. A decisão de afastamento de um chefe de executivo eleito deve ser bastante cuidadosa. Respondo sem levar em conta a minha opinião sobre o governo da atual Presidente, apenas observo o aspecto técnico.

5-Em que pese a sua indiscutível competência, sua escolha se deve ao Quinto Constitucional. Qual a leitura que você faz desse instituto?

Essencial a Justiça. Todo colegiado, penso eu, deve ser formado de forma heterogênea com representatividade de vários seguimentos para que a maioria se forme de maneira democrática. A visão do advogado em qualquer julgamento só o engrandece, emprestando a ele a grande chance de distribuir bem a justiça.

6-A reforma política é uma necessidade. Como colocá-la em prática diante desse caos por que passa o país?

Penso que o problema do país não é arcabouço legal, mas sim a forma como ele é aplicado. Além disso, a solução passa pela questão cultural do brasileiro. Esse assunto daria um tratado, é uma discussão que demandaria uma demorada análise.

7-Sua linha enquanto desembargador será conservadora ou liberal?

Depende do caso concreto, não dá para generalizar na resposta. O novo CPC se norteia pelo desapego ao formalismo exarcebado, mas há a casos que o conservadorismo de prevalecer.

8-Você imaginava ser desembargador tão jovem? Essa jovialidade poderá influenciar em certos julgamentos?

FP. Não. A vida é cheia de surpresas, ainda bem que é assim. Serei o segundo mais jovem dos 180, isso é um grande motivo de orgulho para mim. Tenho a experiência de 16 anos de efetiva militância na advocacia, fui procurador geral de um município do porte de Campos dos Goytacazes, sou auditor do STJD do futebol há quase oito anos e sou Presidente do STJD do basquete há um ano. Essa bagagem certamente me ajudará.

8- Prefere uma Câmara Cível ou Criminal?

FP. Prefiro cível, mas estou pronto para atuar onde o tribunal precisar.

9-Qual a sua opinião sobre a Ficha Limpa e a Lei de Acesso a Informação?

FP. Ambas são essenciais ao bom desenvolvimento de uma sólida democracia. Apenas penso que os excessos devem ser rechaçados

10- Qual a sua leitura acerca da crise estadual que afeta o pagamento dos serventuários?

FP. A crise estadual é reflexo da nacional, mas, como tudo na vida, é passageiro

11-Como ficará a advocacia eleitoral? Sentirá saudades?

FP. Certamente sentirei muita saudade. São quase vinte anos somando o tempo de estágio militando na justiça eleitoral, fui muito feliz enquanto advogado.

12-Os campistas sentirão orgulho de mais um desembargador de nossa terra goitacá?

FP. Espero que sim, me esforçarei para isso.

13-Dizem que os desembargadores oriundos do Quinto Constitucional são vistos com certo desdém. Como pretende enfrentar isso?

FP. Com naturalidade respeitando meus colegas e julgando de acordo com minhas convicções e minha consciência. O resto o tempo se encarrega de resolver.

Deixe uma mensagem para os estudantes de Direito que desejam chegar a patamares similares ao seu.

FP. Estudo, humildade, foco no objetivo e um pouco mais de humildade.

Nenhum comentário: