quarta-feira, 17 de junho de 2015

Educação de Rosinha com alunos que NÃO sabem escrever o próprio nome


A educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais, morais e éticas do ser humano e tem como premissa maior, a integração do cidadão à sociedade ou ao seu próprio grupo.

No Brasil, em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases, a Educação deve ser vista em dois níveis: a educação básica e o ensino superior. A básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

A ‘primeira’ educação é de suma importância para que tenhamos, no futuro, seres humanos aptos e capazes a dar sequência ao desenvolvimento social e econômico de nosso país.

No município de Campos dos Goytacazes, a situação já é caótica em números, quando lembramos a nossa posição no Ideb, penúltimo lugar entre os 92 municípios fluminenses.

Agora, também podemos ratificar o caos educacional municipal graças a narrativas surreais lidas nas redes sociais, como a que irei relatar agora.

O senhor Wellington Cordeiro da Uniflu de Campos foi convidado para ir a uma escola municipal de nossa cidade para ministrar uma oficina de jornal para alunos do quarto e quinto ano.
Para apresentar a sua oficina ele comprou os dois jornais impressos que circulam em nossa cidade para discutir suas abordagens diferenciadas sobre o mesmo assunto.

Ao chegar, um choque com as condições físicas da escola e o péssimo comportamento dos alunos chamou a atenção do palestrante. Ato contínuo, Wellington passou uma lista de presença e o seu espanto foi ainda maior.

Segundo Wellington a maioria dos alunos não sabia escrever o próprio nome. Diante dessa nefasta constatação - e tentando salvar alguma coisa - o nobre palestrante passou para os alunos uma redação para que cada um pudesse escrever sobre a própria escola.

O resultado dessa ideia não poderia ter sido pior. Nenhum aluno conseguiu passar de uma linha de texto e assim mesmo, as poucas palavras escritas eram desconectadas e indecifráveis.

Esse relato é devastador, pois apresenta a fratura exposta da educação municipal de Campos dos Goytacazes.

No processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades devem ser transferidos para as crianças, jovens e adultos. O objetivo é estimular o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos aptos a gerar transformações importantes na sociedade.

Pelo visto, em nosso município não há política educacional estabelecida. O Sistema é deficiente desde a estrutura física ao trato com o corpo docente.

A prefeita Rosinha prefere buscar junto à Câmara de Vereadores mais uma autorização de empréstimo quando deveria focar suas ações na reconstrução de nosso Sistema educacional que, a cada dia que passa, lesa nossas crianças e adolescentes.

O caso relatado por Wellington Cordeiro precisa servir de exemplo. Precisamos ‘abrir os olhos’ de nossos governantes para que o crime educacional que vem sendo praticado em Campos dos Goytacazes seja combatido.

Essa irresponsabilidade com o ato de educar precisa ter fim e os responsáveis punidos no rigor da lei.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Claudio,
Olha como as "falas" dos rosáceos são divergentes.
Iriam diminuir os DAS, nesse caso aumentou, veja no D. O. de hoje.
Portaria N° 1219/2015
A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES,
no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE, Tornar sem efeito a portaria n° 999/2015 que nomeou,
Sérgio Alvarenga, para exercer na Secretaria Municipal de
Educação, Cultura e Esportes, junto a Superintendência da Fundação
Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o cargo em comissão de Assessor
Especial da Diretoria do Teatro Municipal Trianon, Símbolo DAS-4,
com vigência a contar de 01/06/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES,
17 de junho de 2015.
Rosinha Garotinho
- Prefeita-
Portaria N°1220/2015
A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES,
no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE, nomear, interinamente com base nas Leis nº
8344/2013, 8622/2015 e Decreto nº 80/2015, Sérgio Alvarenga, para
exercer no Gabinete da Prefeita, o cargo em comissão de Coordenador
de Gabinete, Símbolo DAS-3, com vigência a contar de
01/06/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES,
17 de Junho de 2015.
Rosinha Garotinho

No entanto teve MUITAS nomeações , só trocaram os nomes dos cargos e secretarias, ou seja seis por meia dúzia.
Enquanto isso no Suplemento da Educação não existe uma folha sequer para as escolas, nós professores estamos tendo de comprar.
Verdadeiro absurdo. Não temos material para trabalhar, está faltando TUDO. Gostaria que você desse um destaque a essa situação deprimente.
E o cheque em branco, foi parar aonde???
Vingança, perdeu, sabe que não ganhará mais nada aqui em nossa cidade, empenhou os royalties e o próximo prefeito só encontrará dividas e a nossa cidade a mingua, como disse Suledil: "Nossa cidade está a mingua".
Obrigada.