quinta-feira, 18 de junho de 2015

Prefeitura de Campos agrava o drama de mães e filhos que precisam do Neocate


Greiciane Moraes é mãe de duas crianças com restrições alimentares e não sabe mais o que fazer. De acordo com a dona de casa, a distribuição do leite especial Neocate usado pelas filhas está cada dia mais escassa na farmácia municipal de Campos. Esse leite custa R$ 220 a lata. São necessárias 38 unidades mensalmente para suprir as necessidades das duas crianças.

As crianças – de seis meses e quatro anos – têm alergia aos alimentos comuns. A bebê só pode tomar leite especial. Não tolera lactose, frutose e nem sacarose, presentes em quase todos os alimentos. Para Ana Carolina – a mais velha – a mãe oferece outras coisas para a filha comer enquanto não consegue a quantidade suficiente do Neocate. Mas, alguns alimentos provocam as mais diversas reações na menina, como diarreia e vômito. “Estou vivendo de doações. Minha família ajuda como pode. Não tem sido fácil”, lamenta Greiciane.

O preço de uma lata do Neocate impacta o orçamento da dona de casa. Para manter as crianças comendo como deveria, o gasto mensal é de R$ 8.360, mas o fornecimento da prefeitura está irregular há meses. “Um mês tem, no seguinte não tem, no outro tem só a metade. É uma saga que enfrento há quatro anos”, reclama a dona de casa.

Para a bebê Letícia, Greiciane disse que aguarda o laudo da pediatra para abrir um processo na Secretaria de Saúde de Campos. “Diminuo a quantidade fornecida para a Ana, para ‘sobrar’ mais para a Letícia, que se alimenta exclusivamente com o leite especial”, disse a mãe. Para a filha mais velha, o município deveria entregar oito latas por mês. Já para a bebê são necessárias 30 latas mensalmente.

Greiciane faz parte de um grupo em uma rede social na qual outras 86 mães – que têm filhos que precisam do leite especial – trocam informações e, até mesmo, doações. “Na verdade, somos um grupo de apoio porque só quem passa por esse problema é que sabe. Enfrentamos as mesmas dificuldades e as mesmas angústias quando nossos filhos choram de fome”.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que aguarda a entrega de novos lotes de fórmulas especiais de nutrição por parte dos fornecedores, prevista para esta quinta-feira. Cerca de 18 mil latas são dispensadas/mês de vários tipos de fórmulas, que não são garantidas pelo SUS, porém, em Campos, são pagos com recursos dos royalties do petróleo. A Gerência de Nutrição beneficia 1.200 pessoas com 17 diferentes fórmulas especiais e suplementos nutricionais.

Patricia Barreto
Terceira Via

Nenhum comentário: