quarta-feira, 15 de abril de 2015

Qualificação ao alcance da população‏ de SJB


Apesar da crise econômica que atinge o país, a prefeitura de São João da Barra continua apostando em futuro promissor em termos de oportunidades profissionais e, para isso, vem desenvolvendo uma política voltada à qualificação, com foco na parcela jovem e adulta da população local. No decorrer da semana, dois importantes eventos ratificaram um dos objetivos da gestão do prefeito José Amaro de Souza, Neco nesse sentido, que é a oferta de cursos para o ingresso no mercado de trabalho portuário.

Após realizarem curso de Operador Portuário oferecido pela Prumo Logística em parceria com as secretarias de Trabalho e Renda, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação e Cultura e Instituto de Capacitação Técnica Profissional (Incatep), 76 sanjoanenses receberam certificados em cerimônia realizada no Cine Teatro São João. Vale lembrar que em maio está previsto o início de uma nova turma do curso, realizado para os candidatos que foram aprovados no exame que aconteceu em abril.


Outros 90 alunos participaram da aula inaugural dos cursos de Soldador de Aço Carbono Eletrodo Revestido 6G e de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, oferecidos também em parceria entre a secretaria de Trabalho e Renda, Ferroport e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para formar a primeira turma do curso de Operador Portuário, mais de 300 candidatos foram recrutados e passaram por teste de conhecimento, entrevista e pesquisa social, onde 120 iniciaram o curso que teve duração de 120 horas. Ao todo, 76 alunos fizeram parte do seleto grupo de formandos. A cerimônia contou com a participação de representantes do governo, da Faetec, do Sebrae, da Universidade Rural do Rio de Janeiro, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e de associações de moradores.

Durante o curso, os alunos aprenderam técnicas de movimentação para embarque e desembarque de carga em geral, armazenagem, estocagem, empilhamento, segurança e saúde na área portuária e ambiental, além de noções de legislação portuária e logística de materiais, entre outros.

Segundo a formanda Adriana França Lopes, a parceria entre a Prumo Logística e a prefeitura de São João da Barra na qualificação dos sanjoanenses abre caminhos importantes para quem deseja ingressar nessa área do mercado de trabalho.

“Se antes eu tinha 20% de chance de conseguir uma vaga de emprego no Porto do Açu, hoje eu tenho 80%”, disse.

O prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco, que estava em Brasília participando de reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) telefonou para parabenizar os formandos e destacou a importância do curso de qualificação profissional para que o sanjoanense sejam a primeira opção das empresas na hora de contratar mão de obra qualificada.

“Todos esses 76 alunos estão acompanhando o desenvolvimento de São João da Barra e é muito satisfatório saber que meu governo contribui para isso e para a realização do sonho de uma vida melhor”, disse Neco.

Em relação aos novos cursos, foram efetuadas 404 inscrições, onde 40 foram selecionados para realizar o curso de Soldador e outros 50 de Eletricista Instalador Predial, divididos em quatro turmas, duas de cada área nos turnos manhã e noite. Para o secretário de Trabalho e Renda, Luiz Paulo Madureira, a determinação do prefeito Neco em oferecer qualificação para os munícipes é fator importante para a chegada de novos cursos em São João da Barra.

“A sensibilidade do prefeito Neco em querer abrir portas para os munícipes facilita e muito o nosso trabalho. Por meio desses cursos de qualificação profissional que os munícipes terão a possibilidade de aumentar as chances de conseguir trabalhar no Porto do Açu ou em qualquer outro complexo portuário”, ressaltou.

Mais parcerias- A secretaria de Trabalho e Renda também está incentivando e estabelecendo parcerias com as empresas na implementação do Programa Jovem Aprendiz no município. Com o apoio da Prefeitura de São João da Barra, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a Fundação Roberto Marinho, em parceria com a União Norte, estão desenvolvendo o Programa Aprendiz Legal voltado para preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho. 

A secretaria de Trabalho e Renda em parceria com as secretarias de Educação e Cultura e Assistência Social e Direitos Humanos também vai certificar 105 alunos que concluíram os cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) sendo eles: Arrumador de Conferente de Cargas, Conferente de Cargas, Agente de Inspeção de Qualidade, Supervisor de Transporte Terrestre, Operador de Empilhadeira, Inglês Básico Aplicado a Serviços Turísticos, Inglês Básico e Auxiliar de Recursos Humanos. Também serão certificados 30 alunos do Curso de Salvatagem ofertados pelo município em uma parceria inédita com a empresa SEAL/Pré-Sal.

Secom da Prefeitura de SJB.

Nenhum comentário: