quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

A blindagem de uma gestão desgastada


Ontem, a prefeita Rosinha foi representada, na abertura do ano legislativo, por seu marido, agora secretário de Governo de Campos dos Goytacazes.

Infelizmente, os temas que fervem - em nosso município - não foram debatidos da forma esclarecedora. UH Saúde, escolas arrombadas, postes e semáforos caindo constantemente e centenas de chefes de família desempregados foram assuntos ignorados para que o consorte de nossa Chefe do Executivo desfilasse, na Casa do Povo, sob os aplausos de secretários municipais e presidentes de fundação além de alguns DASs.

Quanto aos vereadores (nossos representantes na referida casa legislativa) é necessário explicar dois pontos. Com relação aos edis da Situação, todos sem exceção demonstraram as suas deficiências de representação. Eles não conseguem ficar ao lado do povo, pois precisam, a cada minuto, cortejar seu líder político sob pena de reprimendas.

Já aos vereadores da Oposição percebi que lhes faltou o trabalho em equipe. Em uma arena em que a prefeita Rosinha possui maioria esmagadora, era preciso que eles se revezassem, fazendo um trabalho projetivo uns com os outros sem que as perguntas deixassem de ser feitas e as respostas dadas.

O embate direto e personalista foi a pior tática. Quando o consorte foi confrontado por Rafael Diniz, o assunto descambou para a gestão do ex-prefeito Zezé Barbosa, avó de Diniz.
Diante do petista Marcão, os assuntos de interesse local também foram mantidos fora da pauta. No lugar, a presidente Dilma foi citada, sendo o tema levado para o âmbito federal.

Com relação ao edil Fred Machado, o consorte da prefeita conseguiu levar a temática para as ações judiciais das quais a ex-prefeita de São João da Barra Carla Machado foi alvo.

Importante destacar que o organograma estabelecido pelo consorte de Rosinha foi cumprido à risca. Não houve debate acerca dos problemas que estão, há meses, desgastando a imagem da prefeita.

Nessa sessão solene, ficou claro que o marido da ex-governadora quer chamar para si os desgastes e servirá de porta voz da gestão municipal. Isso para que sua esposa não continue despencando na avaliação popular.

Além de fazer muito bem a blindagem de um governo desgastado, o consorte insistiu em um equívoco histórico quando disse que foi torturado por oito horas na época da ditadura militar.

Quem não se recorda de uma entrevista dada pelo ex-governardor ao ‘Programa Jô Soares’, após a qual o Presidente do ‘Tortura Nunca Mais’ negou veemente o fato, há tempo disseminado como verdadeiro pelo consorte da prefeita?

Pois é. O resumo da abertura do ano legislativo (ocorrida ontem) é a demonstração cristalina de que os membros da Câmara dos Vereadores - salvo raras exceções - são secretários de luxo da prefeita Rosinha.

Para esse cenário mudar, somente um árduo trabalho de desconstrução desse paradigma que insiste em equivocar e lesar cruelmente a população campista.

Cláudio Andrade

Nenhum comentário: