quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dragagem em canal do Paraíba do Sul‏ executada em SJB


Medida visa aumentar a vazão em ponto de captação e diminuir o nível de salinização

A dragagem em 400 metros de um canal no rio Paraíba do Sul, com início previsto para a próxima semana, será mais uma ação executada em São João da Barra na tentativa de amenizar os impactos da estiagem que já compromete o abastecimento d’água na sede do município. A medida tem caráter emergencial e visa melhorar a vazão no ponto de captação e reduzir o nível de salinização cada vez mais acentuado na foz do rio.

Por meio de um termo de cooperação, prefeitura, governo do estado, Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e a empresa Prumo devem iniciar na próxima semana a dragagem e a previsão é que o trabalho seja concluído em 45 dias.

– Essa intervenção se faz necessária para que o curso volte ao normal. Devido ao assoreamento nesse trecho, o fluxo d’água estava sendo desviado para um braço do Paraíba no sentido Gargaú, comprometendo a captação e permitindo o avanço da língua salina – explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Marcos Sá.

A situação em que se encontra o rio Paraíba do Sul, inviabilizando por parte da Cedae a captação e o fornecimento d’água na cidade de São João da Barra, levou a prefeitura a utilizar carros pipa para garantir o abastecimento em unidades de saúde, creches e escolas e demais repartições públicas.

Poços artesianos, que são responsáveis pelo fornecimento em outras regiões do município, estão sendo utilizados para abastecer os carros pipa e foram colocados à disposição da Cedae para o mesmo fim. Também foram distribuídas pela cidade caixas d’água comunitárias, também abastecidas por carros pipa, visando facilitar o acesso da população á água potável.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: