terça-feira, 16 de setembro de 2014

IDEB, para Hirano, depende também, dos alunos, das famílias e dos professores


"O vereador Paulo Hirano (PR), líder do governo na Câmara de Campos, comentou durante a sessão de hoje (16) sobre o antepenúltimo lugar do município de Campos no ranking do Ideb. Segundo o parlamentar, o crescimento não depende apenas do governo municipal. “Não é com varinha mágica que as situações mudam. 

Não é apenas destinando recursos e oferecendo estrutura. É bom lembrar que, das nossas 250 escolas, 200 foram reformadas durante o atual governo. Unificamos o modelo pedagógico. Todos possuem livros de alto padrão. Mas é bom ressaltar que os resultados também dependem dos alunos, dos professores e das famílias. Estamos caminhando para alcançar nossos objetivos”, disse Hirano".

Blog do Bastos

2 comentários:

Anônimo disse...

Corretíssimo, Dr. Paulo Hirano! Mas ainda faltam alguns esclarecimentos: enquanto houver uma política que nomeia secretário de educação atendendo apenas a interesses políticos, não haverá nada melhor. Mudar este quadro da educação é um processo que não pode durar um ou dois anos. O senhor saberia dizer porque a troca da secretária de educação do nosso Município? Onde foram parar os projetos que a antiga secretária vinha colocando em prática com foco no IDEB e que, com certeza, dariam frutos?
Sou um professor que sentiu muito esta mudança!
Pais, professores, alunos e gestores tem sua parcela de culpa, mas qualquer pessoa mais esclarecida sabe que abortar processos no meio do caminho é, desculpe o termo, coito interrompido!

Anônimo disse...

Na tentativa de alavancar os números do IDEB Rosinha criou a GDEB. Uma gratificação de 400 reais para escolas que atingissem o índices do IDEB para 2013 e de 600 reais para quem atingisse a meta para 2015. Pois bem, o MUNICÍPIO não atingiu a meta de 2013. Porém, algumas escolas, (20 se não me engano) superando todas as dificuldades atingiram essas metas. A escola em que trabalhei no ano de 2013 atingiu. A escola em questão, é municipalizada desde 2010 funcionando num prédio bastante comprometido. Não tem biblioteca, sala de informática, as salas são quentes, visto que foram preparadas pelo estado para receberem ar condicionado e logo veio a municipalização.
Fizemos um trabalho incrível motivando alunos, trabalhando com simulados da PROVA BRASIL, fazendo sorteio de brindes para incentivar os alunos para irem aos sábados para fazerem os simulados preparados por nós... acima de tudo acreditamos que seríamos capazes. A meta alcançada foi 5,3 a segunda melhor do município. Se fosse "permitida" uma visita, veriam as condições do prédio. Estou escrevendo por que corre o boato de que só receberá essa gratificação que no nosso caso é de 600 reais(até a próxima Prova Brasil) quem estiver na escola. Ora, Claudio, saí de lá em janeiro de 2014, por que me fazia mal me deparar com a realidade dura que aquelas crianças enfrentavam. Aquele lugar me oprimia. Porém, acho justo que eu receba visto que acompanhei pedagogicamente a escola e tracei metas, montei estratégias junto aos professores para alcançar esses índices. A professora da turma de 5ºano que foi avaliada que trabalhou diretamente com os alunos também não trabalha mais lá. A lei diz que pagarão a gratificação no mês subsequente aos resultados.
Espero que eles paguem pegando como referência o CENSO escolar de 2013. Espero que eles realmente saibam reconhecer quem de alguma forma contribuiu para que o FIASCO do município não fosse ainda maior. É esperar pra ver.