terça-feira, 16 de setembro de 2014

GERP aponta empate técnico entre Garotinho 23%, Pezão 21% e Crivela 20%



A vinte dias da eleição, a disputa para o governo do Rio de Janeiro afunila entre três candidatos e torna-se mais imprevisível. Pesquisa do instituto Gerp, iniciada na sexta-feira (12) e finalizada hoje (15), apresenta tendência de reviravolta e trocas de posições no quadro eleitoral do estado. Em relação ao levantamento de 4 de setembro, a diferença entre o primeiro e o segundo colocado caiu cinco pontos porcentuais. O deputado Anthony Garotinho (PR) perdeu dois pontos, mas se manteve na liderança, com 23% das intenções de votos.

A corrida ao Palácio Guanabara tem um novo segundo colocado: trata-se do governador Luiz Fernando Pezão(PMDB), que ganhou seis pontos e alcançou 21% da preferência do eleitorado. Ultrapassado por Pezão, o senador Marcelo Crivella (PRB) cresceu dois pontos porcentuais e, agora, soma 20% das intenções. Como a margem de erro é de 2,7 pontos porcentuais, Garotinho, Pezão e Crivella estão tecnicamente empatados.

Rejeição.

A pesquisa do instituto Gerp mostra que, nas últimas duas semanas, o índice de eleitores que dizem não votar de jeito nenhum em Garotinho aumentou quatro pontos porcentuais e atingiu 35%. A rejeição ao governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) se manteve em 15% e a do senador Lindberg Farias (PT), que oscilou um ponto para cima, chegou a 14%. Dos principais concorrentes ao Palácio Guanabara, o senador Marcelo Crivella (PRB) continua com a menor rejeição: 9%.

Segundo Turno

O candidato do PT ao governo fluminense, senador Lindberg Farias, estacionou nos 9%. O instituto Gerp sondou três cenários para um eventual segundo turno: Crivella vence Garotinho por 35% a 30%; Crivella supera Pezão por 35% a 29%; e Pezão derrota Garotinho por 32% a 30%.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa ouviu 1,3 mil eleitores em 45 cidades do Rio de Janeiro.

Felipe Patury (Revista Época) e blog do Bastos

Nenhum comentário: