segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Ideb: município de Campos na ZONA do rebaixamento


B: Oi, amigo Bolinha. Tudo bem?
M: Sim, cara Margarida.
B: Qual foi a nota do seu município no Ideb?
M: Em Campos dos Goytacazes, onde moro e estudo, a nota foi 3.9. Estamos na penúltima colocação no Estado do Rio.
B: Nossa! Margarida, caiu tanto assim?
M: Não, querido Bolinha, nós subimos. Campos estava em último lugar.
B: Desculpe-me, mas tenho que ir.

Desde o ano de 2011, estávamos à espera da nova avaliação do Ideb para sabermos se, enfim, sairíamos da vexatória última colocação entre os 92 municípios do estado.

Pois bem. Deixamos o último lugar, mas continuamos manchados, pois a nova nota 3.9 nos coloca na penúltima colocação e nos deixa empatados com Nova Iguaçu.

Com a nota 3.9, o município não conseguiu dar um salto de qualidade no ranking e a meta a ser alcançada (de 4.0) não foi atingida.

Trata-se de uma nota que acende todos os alertas possíveis já que o destino de nossas crianças e adolescentes, que estudam na rede pública, está comprometido.

Quantos pais - que têm filhos na rede pública de Campos dos Goytacazes - estão decepcionados? A sensação é de descrédito e de incapacidade, pois é o futuro profissional de muitos que pode ser dificultado ou até impossibilitado, pois o Poder Público não tenta fazer a sua parte.

Os munícipes de Campos são - e pelo visto continuarão a ser - motivo de chacota, uma vez que a rede pública buscada para se aprender não consegue sair da zona de rebaixamento.

Quantos empresários estão preocupados com o futuro de suas empresas? Sim. Pois os trabalhadores se aposentam por idade, tempo de serviço, invalidez e até morrem no processo natural da vida.

Nesse contexto, diante da necessidade de substituir esses funcionários, como ter a certeza de que os novos no mercado estarão aptos à prestação de um serviço de qualidade que faça com que as empresas contratantes cresçam?

Caso essa situação calamitosa permaneça, teremos uma mão de obra de má qualidade e com várias dificuldades na prestação de um serviço bom e que gere boa remuneração.

A prefeita Rosinha não pode continuar colocando na conta dos governos anteriores essa nota vergonhosa, sabem por quê? Porque a Administração anterior foi dela também e até o presente, a área educacional do município naufraga e leva consigo milhares de estudantes.

Estamos diante de uma lesão pública de alta gravidade. Estamos perdendo um tempo precioso em que crianças e adolescentes deveriam estar sendo amparados pelo Poder Público, mas, ao invés disso, amargam uma educação ‘gratuita’, que não consegue chegar ao Z4, pois hoje é time de segunda divisão.

E aí, Bolinha?

Cláudio Andrade

2 comentários:

Anônimo disse...

Prefeitura está com imensa dívida com a previcamppos, e pagará tal dívida com debentures podres. De outros governos, que aplicaram o nosso dinheiro errado. Quem ficará com prejuízo será o servidor?

Anônimo disse...

Por esse motivo, não gosto de governos populistas, demagógicos, conforme os dos garotinhos de Campos, como também, dos lulistas, país afora.

Tais populistas, sempre dizem que gostam e que governam para os pobres.
Porém na verdade, esses populistas descarados e mal intencionados com a população que os elege, se encaixam naquele velho ditado : "Finjo que gosto dos pobres, mas, na verdade não faço quase nada para tirá-los, dessa pobreza, porque eles, se tornarem pessoas cultas e críticas, certamente perderei meus eleitores".

Por isso, os populistas, não buscam melhorar a qualidade do ensino público brasileiro.