sábado, 16 de agosto de 2014

Professores de Campos não receberam Progressão Horizontal


Pelo menos 1.500 professores da rede municipal de ensino não foram incluídos no pagamento da Progressão Horizontal, previsto no Programa de Valorização do Servidor (PVS) da Prefeitura de Campos. A promoção, que não era paga desde 2004, começou a ser regularizada em abril deste ano, mas somente alguns professores foram beneficiados. Aqueles que ficaram de fora esperam uma resposta do secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fábio Ribeiro.

A Progressão Horizontal é uma promoção dada aos servidores municipais a cada três anos onde eles são beneficiados com aumento de 2,5% em cima do salário base da categoria, além da “troca de letra”.

Segundo alguns membros do grupo “Educadores de Campos em Luta”, que não quiseram se identificar, há dez anos essa progressão não era paga aos professores das escolas e creches municipais, mas, em abril de 2014, cerca de três mil servidores começaram a receber as quatro parcelas de R$ 1.200 referentes às promoções que deveriam ter sido pagas a partir de 2004.

No entanto, os critérios estabelecidos pela Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas para efetuar o pagamento da promoção seria o tempo de serviço e também uma avaliação profissional feita aos professores pelos diretores das escolas e creches municipais. Aqueles que foram avaliados com menos de 75% de aproveitamento, embora tenham mais de dez anos de serviço, não foram incluídos no pagamento da Progressão Horizontal.

“Tem gente que trabalha para a prefeitura há mais de 20 anos e não foram beneficiados. Não acho que os critérios foram obedecidos e, se foram, existe algum equívoco”, disse uma das denunciantes.

Para tentar solucionar o “equivoco”, a Secretaria Municipal de Educação teria encaminhado um ofício no dia 9 de julho à Secretaria de Administração com uma lista de 400 professores das creches municipais que deveriam receber o pagamento até agosto, mas o ofício não teria chegado às mãos de Fábio Ribeiro. O documento foi reenviado no dia 29 de julho, mas a Secretaria de Administração novamente negou o recebimento. Somente no dia 5 de agosto o ofício foi recebido, mas a Administração alegou que “a folha de pagamento do mês de agosto já estava fechada”.

Os membros do grupo “Educadores de Campos em Luta” participaram de duas reuniões com Fábio Ribeiro na sede da Prefeitura de Campos, mas o secretário não apresentou nenhuma solução. Outra reunião foi marcada para esta sexta-feira (15 de agosto), mas foi cancelada na véspera.

“Estamos sendo enrolados!”, disse um membro do grupo “Educadores de Campos em Luta”.

Terceira Via.

Nenhum comentário: