quarta-feira, 18 de junho de 2014

IBOPE aponta empate técnico entre Garotinho, Crivela e Pezão


Pesquisa Ibope mostra que três candidatos tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Rio de Janeiro. O ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR) aparece em primeiro lugar com 18% das intenções de voto. Ele é seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), que tem 16%, e pelo atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que tem 13%. O levantamento foi encomendado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O pré-candidato do PT, Lindbergh Farias tem 11% dos votos. Já o ex-prefeito do Rio César Maia (DEM) aparece com 8%. Miro Teixeira (PROS) e Tarcísio Motta (PSOL) têm 1% das intenções de voto. Os que vão votar em branco ou anular o voto são 27%, enquanto 6% não souberam responder.

O estudo mostrou outras curiosidades como, por exemplo, que 35% do eleitorado não têm nenhum interesse nas eleições de outubro. Entre os que ganham até um salário mínimo, o descaso é ainda maior: 48% deles não ligam a mínima para o pleito de outubro. Também nesse aspecto, evangélicos (34%) e católicos (33%) estão empatados.

Entre os eleitores com mais de 55 anos, Pezão lidera com 7% das preferências, seguido por Garotinho (6%). Entre os eleitores mais jovens, há um triplo empate entre Lindbergh Farias e Garotinho – com três pontos cada. Dezenove por cento dos eleitores mais velhos – e também dos mais jovens – pretendem anular ou votar em branco. O número de indecisos também é alto: 60% dos idosos e 58% dos jovens eleitores.

Entre os eleitores com renda superior a cinco salários, Pezão lidera com 8% enquanto que Garotinho (9%) seria o preferido daqueles que percebem até um salário. Pezão e Garotinho empatam (5%) na preferência de católicos e evangélicos. Vinte e três por cento dos católicos pretendem votar em branco ou anular o voto, mesmo procedimento que tomarão 22% dos evangélicos. Entre os eleitores de perfil religioso, cerca de 60% não souberam opinar ou não responderam.

Numa simulação de segundo turno, entre Garotinho e Crivella – que lideram a pesquisa neste momento – existe um empate técnico de 25% para cada candidato. Neste cenário de segundo turno, Garotinho faria a diferença entre os eleitores com instrução interrompida no primeiro ciclo do ensino fundamental, vencendo por 32% a 29%. Crivella daria o troco entre aqueles com instrução superior e venceria por 22% a 14%.

Senado

Se a corrida pelo governo fluminense aparece apertada, a disputa pelo Senado no Estado não é diferente. Na briga pela única vaga de senador, Sérgio Cabral (PMDB) aparece em primeiro com 26% das intenções de voto. Ele é seguido por Romário (PSB), que tem 22%, e Jandira Feghali (PCdoB), com 20%. Brancos e nulos são 26% e os que não souberam responder somam 6%.

Tanto na pesquisa para o governo quanto para o Senado, a margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 7 e 11 de junho com 1204 pessoas. O levantamento está registrado no TRE-RJ com o número RJ-00006/2014.

Fonte: Agência Estado
Jornal terceira Via.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acreditar nesta pesquisa, é acreditar que papai noel existe e que o natal é comemorado no mês de junho!

Anônimo disse...

Acredito nessa pesquisa. Realmente o Pezão está aos poucos conquistando mais eleitores.