quinta-feira, 22 de maio de 2014

Roberto Henriques leva o caso das Meninas de Guarus à audiência da Câmara Federal


O deputado estadual Roberto Henriques participou hoje (22/05) da audiência pública da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados, no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), para levar ao conhecimento das autoridades o caso conhecido como “Meninas de Guarus”. Foram convocados para o evento os 17 juízes que se deram como impedidos de apreciar, mas nenhum deles compareceu. Estiveram presentes a relatora da CPI, a deputada federal Liliam Sá, o coordenador do 4º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do MP-RJ, Marcos Moraes Fagundes, e o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude de Campos dos Goytacazes, Thiago Cerqueira Ferrugem Nascimento Alves.

O parlamentar campista aproveitou a ocasião e entregou à deputada federal Liliam Sá um dossiê com cópias das revistas publicadas em 2009 que trouxeram ao conhecimento da população de Campos dos Goytacazes o caso das “Meninas de Guarus” e uma série de reportagens sobre o tema. Durante a audiência Henriques lembrou que o seu comprometimento com o caso não é político, mas é o mesmo de qualquer cidadão:

“Esse caso é pavoroso em todas as formas. O que me assombra é que autoridades diversas autoridades tenham tomado conhecimento e não há uma mobilidade para resolver. O que eu quero é o que qualquer cidadão quer. É ver esse caso resolvido”, afirmou Henriques.

O deputado estadual ressaltou ainda que sempre agiu institucionalmente, assim como fez requerendo a audiência pública à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e ao solicitar informações e agilidade ao presidente da mesma, o deputado estadual Marcelo Freixo através de uma série de ofícios.

A deputada federal Liliam Sá informou que levará o relatório final da CPI para o Ministério Público Federal com todas as indagações sobre o caso das “Meninas de Guarus” e fará um requerimento ao Conselho Nacional de Justiça para saber o porquê de tanta morosidade e lentidão para a conclusão do inquérito. A deputada disse ainda que criará uma subcomissão dentro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara para continuar apurando e averiguando sobre o caso de pedofilia e assassinato.

Assecom do parlamentar.

3 comentários:

carlos Ribeiro disse...

Mais uma vez tá provado que a lei deve ser cumprida por todos, mas, na verdade, alguns com costas largas, principalmente políticos, ou pessoas ligadas aos mesmos sempre tem tratamento diferenciado. Como exemplo posso citar o caso Meninas de Guarus .

Davi disse...

Parece que em Campos, o único político que está lutando para elucidar este caso é o Deputado Roberto Henriques. Será que não tem em Campos, nem mesmo no Estado do Rio alguém que possa ombrear com ele esse caso?

Anônimo disse...

Que coisa enjoada esse caso das meninas.