terça-feira, 20 de maio de 2014

Saúde retoma cirurgia de alta complexidade‏ em SJB


A Prefeitura de São João da Barra e o Hospital Escola Álvaro Alvim acabam de fechar acordo visando solucionar o impasse referente a vagas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), necessárias ao pós-cirúrgico. Segundo a secretária da pasta, Denise Esteves, a medida emergencial estabelece que uma equipe clínica fique disponível 24h por dia, no segundo andar do hospital, para acompanhar os pacientes operados.

O segundo andar, de acordo com a secretária, vai funcionar com a mesma vigilância e assistência de uma UTI. Por conta disso, o setor de Ortopedia do município está retomou as cirurgias de alta complexidade na última semana.

“Muitas vezes o nosso paciente ia para o hospital, se submetia aos procedimentos do pré-operatório e na hora de ser encaminhado para o centro cirúrgico, esbarrava na falta de leito de UTI, fazendo com que a cirurgia fosse cancelada”, declarou a secretária, acrescentando que isso agora não mais irá ocorrer.

Só nesta semana foram realizadas nove cirurgias, sendo cinco de coluna e quatro de artroplastias de joelho e quadril. Cerca de 100 pacientes estão na fila da alta complexidade e nela a prioridade é determinada pelos que apresentam lesões graves e incapacitantes, assim como as de dor de forte intensidade e difícil controle. São consideradas de alta complexidade as cirurgias com grande potencial de sangramento e elevado índice de complicações clínicas e também cirúrgicas.

O coordenador de Ortopedia da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, médico Yuri Paschoal, disse que “pela origem humilde de muitos trabalhadores braçais, encontramos um elevado número de lesões degenerativas das grandes articulações, em relação ao mesmo número de habitantes em outras regiões”. Ele acrescentou que pela força de trabalho será possível realizar até seis cirurgias por dia.

Cabe ressaltar que a equipe de alta complexidade disponibilizada para atender o sanjoanense é formada por cinco cirurgiões ortopédicos, dois anestesistas, um instrumentador de campo e um de material. O médico lembra que só neste ano já foram feitas até o momento 188 cirurgias de média complexidade e 16 de alta complexidade, por meio do convênio entre a prefeitura e a Santa Casa. “A saúde em SJB vem se tornando um grande diferencial em relação à realidade do país, o cidadão sanjoanense tem acesso fácil e boa medicina ao seu dispor”, declara Yuri.

Ortopedia ambulatorial – O convênio da prefeitura com o Álvaro Alvim garante cerca de mil consultas por mês de ortopedia com serviços de qualidade e equipe de ponta, além das cirurgias ortopédicas de alta complexidade, cirurgias gerais, exames, leitos de UTI e atendimento ambulatorial especializado. “Tudo isso é ofertado com recursos próprios”, esclarece a secretária.

Para ter acesso a uma consulta na especialidade de ortopedia basta que o paciente busque a sala 21 na Policlínica ou os postos de Saúde mais próximo da residência e fazer a marcação. Atualmente a prefeitura mantém ambulatório de ortopedia todos os dias e muitas vezes com mais de um ortopedista em atendimento simultâneo. “Ponto para o nosso município, já que os meios de comunicação mostram o quão carente é nossa especialidade no Brasil”, comemora o médico.

Desde que assumiu a Saúde, a secretária vem reafirmando que a política de saúde é uma questão muito clara para o prefeito José Amaro de Souza Neco, que definiu a área como sendo a prioridade do governo. Denise lembra que já foram feitos grandes investimentos, inclusive com direito a parabéns do Ministério da Saúde. Isso porque uma equipe de supervisão do referido órgão, em recente visita a São João da Barra, por conta da adesão ao programa Mais Médico, ressaltou a eficiência e a oferta dos serviços prestados na saúde, assim como parabenizou a cobertura de 100% do Programa Saúde da Família (PSF) e da Unidade Básica, que pela exigência da lei atende com ginecologista, obstetra, pediatra e clínico geral em todas as unidades.

O município disponibiliza também as unidades que prestam serviços 24h na atenção à urgência e emergência, que funcionam no Açu, Mato Escuro, Barcelos, Grussaí e no Centro de Emergência, localizado na sede. Cabe lembrar que o Centro de Emergência conta com sala vermelha equipada para estabilizar por até cinco dias todo e qualquer doente de emergência. Além disso, Denise confirmou que a prefeitura está adquirindo novos equipamentos para montar com dez leitos a sala de UTI do Centro. A previsão é de que a Unidade de Terapia Intensiva comece a funcionar no segundo semestre deste ano.

“Vamos trabalhar para estruturar o Centro de Emergência a ponto de torná-lo hospital de pequeno porte, mas também com capacidade para realizarmos as cirurgias de alta complexidade. Temos ainda a meta de construir anexo ao Centro a maternidade de São João da Barra”, adiantou o prefeito José Amaro de Souza Neco.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Barão de Barcelos, 88 - centro
Telefone: 22-2741-7878 Ramal: 205

Nenhum comentário: