sexta-feira, 12 de julho de 2013

Hospital de Itaperuna exige depósito para internar paciente de AVC





O caso do Vitor Rodrigues Rangel, de 30 anos, que sofre de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico tem repercutido nas redes sociais. Na última segunda-feira (8 de julho), o rapaz passou mal e foi até a Associação Hospitalar Armando Vidal em São Fidélis, no Norte do Estado do Rio. Por falta de recursos do Hospital, ele teve que ser levado para o município vizinho, Itaocara, onde fez uma tomografia particular e constatou o problema.

Uma artéria se rompeu deixando grande parte do cérebro com sangue. Com isso, Vitor perdeu os movimentos dos membros segundo informações da esposa que postou em um perfil na rede social. Durante esse tempo, o paciente aguarda por uma vaga em um Hospital mais equipado com um neurocirurgião.

A família já conseguiu na justiça uma liminar contendo uma ordem para transferir Vitor em no máximo 24h, seja para um Hospital particular caso na rede pública não tenha vaga. Nesse caso, todo o custo das despesas, ficarão sob responsabilidade da prefeitura de São Fidélis. A medida não foi cumprida, já que a secretaria de saúde de São Fidélis alega não existir vaga disponível na central de regulação.

Ontem, o Juiz Otávio Mauro Nobre, expediu uma segunda liminar intimando a prefeitura para que a mesma resolvesse a situação do paciente a espera de uma vaga no Hospital São José. Entretanto, segundo informações passada pela família, a assistente social do Armando Vidal conseguiu uma vaga no Hospital particular, mas a unidade pediu que fosse depositado uma taxa no valor de R$ 50 mil, contrariando o artigo 135-A do Código Penal que veda exigência de qualquer garantia.

O Juiz Otávio também expediu um ofício ao Hospital São José para que internasse o Vitor. No ofício, ele citou que por não ter logrado êxito com a sua ordem judicial, atribuiu ao município de São Fidélis o pagamento dos custos da internação do paciente, através do sequestro em conta da Prefeitura do valor cobrado pela internação no São José. Em um segundo momento o Estado também será responsável pelo custeio de todos os procedimentos necessários para o restabelecimento da saúde do mesmo.

Vitor está está internado em Itaperuna desde o final da tarde de ontem. Ele foi transferido pela U.T.I. Móvel da SEMSAD, acompanhado de uma médica, além da equipe técnica, que entregará o ofício do Juiz a direção do hospital. O Fórum está de sobreaviso caso o mesmo não aceite o paciente. Se houver a recusa outras medidas judiciais serão tomadas.

Fonte: Terceira Via.

2 comentários:

Davi disse...

Primeiro o dinheiro, depois a vida. Este tem sido o procedimento ridículo de quase todos os hospitais do país! Estariam os médicos se esquecendo do juramento? É bom saber que se o juramento não vale nada, que seja lembrado a eles, que sem vida não há dinheiro, OK?

Anônimo disse...

Serviiços de média e alta complexidade é de responsabilidade de hospitais que são contratados pelo Governo do Estado, normalmente nas cidades pólos. O Hospital São José do Avaí é credenciado do SUS. Então pergunto: se tinha vaga para particular não teria vaga para o SUS? Por que seqüestrar recursos do Município e não do Governo o Estado e ou até mesmo da União.
Até quando os municípios pequenos vão receber um pequeno pedaço do bolo e pagar o bolo todo?