sexta-feira, 12 de julho de 2013

Destino de analista da CIA pode ser a Venezuela





O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, disse nesta quarta-feira (10/07) que o ex-analista da CIA Edward Snowden, perseguido pelos EUA por ter revelado informações de programas secretos de espionagem da NSA (Agência de Segurança Nacional norte-americana), aceitou o asilo político oferecido a ele pela Venezuela.

“A Venezuela ofereceu asilo político a ele e, pelas informações que disponho, ele aceitou”, respondeu Patriota, quando questionado sobre a possibilidade de o Brasil abrigar Snowden, em audiência pública no Senado. Ele acrescentou que não descarta estabelecer algum tipo de contato com o norte-americano, mesmo que “de maneira eletrônica”.

Entretanto, o chanceler venezuelano, Elías Jaua, afirmou ontem que Snowden não ratificou sua intenção de se asilar na Venezuela até o momento e que só depois de ele se manifestar o país vai "fazer os contatos com o governo da Federação Russa para poder viabilizar sua viagem".

Na noite da última sexta-feira (05/07), o presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou que concederia asilo a Snowden, caso ele desejasse. Entretanto, o país ainda não disse se já recebeu uma resposta do ex-consultor da CIA. Ontem (09), um parlamentar russo afirmou que ele teria aceitado a proposta, mas a informação não foi confirmada pelo governo da Venezuela.

Em meio à dúvida, a organização não governamental WSA (Autoridade do Serviço Mundial, na sigla em inglês) anunciou hoje que forneceu um passaporte internacional a Snowden, o que permitiria a ele viajar para o país que escolhesse. Os passaportes da ONG, fundada em 1954, são reconhecidos por seis países: Equador, Burkina Faso, Tanzânia, Zâmbia, Togo e Mauritânia.

Fonte: Opera Mundi

Um comentário:

sergiocarapeto disse...

Esse homem é um herói mundial, alguém que em favor da liberdade opôs-se a um governo corrupto,pos em risco a sua vida a sua familia para que todos soubessem o que esse governo tirano, liderado por barak Obama faz...

Morte aos tiranos!!!!!!!

Viva a democracia e a liberdade, lutem pelo fim da tirania!

Quem quiser ler a minha opinião leia não a problema, sejam os gajos da NSA ou quem quer que seja...
Mais tarde ou mais cedo ira estourar a 3 Guerra Mundial... E eu ficarei do lado dos que lutam contra tiranos como o governo americano