quarta-feira, 10 de julho de 2013

E-mails trocados pelo "Oito de Paus" e Trianon confirmam que NÃO houve problemas de documentação






O blog entrou em contato por telefone com Luís Felipe Perinei e o mesmo confirmou toda a história relatada aqui, com acréscimos importantes de informação AQUI na Folha da Manhã  (retificação às 14:22 informando que o link complementar é do blog Opiniões e NÃO da página principal da Folha on line),  e  AQUI  no Terceira Via. O diretor ainda foi claro ao afirmar que foi João Vicente, que disse, em of, que o problema era de cunho religioso e não documental.


Segue abaixo, dois e-mails que comprovam que o cancelamento NÃO está atrelado a qualquer problema de documentação. Além disso, causa espanto a afirmação no segundo e-mail de que as funções artísticas migraram para o gabinete da Prefeita Rosinha.



E-MAIL 01
Gustavo Fernandes
Mostrar detalhes
Boa tarde Ademilde.

Conforme falamos em contato telefônico, segue o endereço para o encontro e embarque do grupo OITO de Paus para seguirmos para nossa apresentação de Bonitinha, mas ordinária em Campos.
Rua Haddock Lobo, número 300 - Tijuca - Rio de Janeiro
Pontos de referência: em frente à rua do Bispo, em frente a loja Jac Motors, um quarteirão após o Clube Municipal, altura da Praça Afonso Pena.

Horário de embarque: 5:30h da manhã do Sábado (10/08)
Acredito que seja uma boa hora para fazermos o trajeto com calma e chegarmos a tempo para a entrevista no estúdio da InterTV as 11:30.
A volta estamos programando para o Domingo (11/08) as 9;00h da manhã.
Quantos aos outros questionamentos:
- Hospedagem: peço a você para olhar com carinho, se for possível termos ok, seria ótimo. Se não damos o nosso jeito.
- Pagamento: só para constar,como você falou provavelmente será realizado em até 15 dias após o espetáculo.

Qualquer outra questão que venha a surgir vamos nos falando.
Desde já agradeço a atenção.
Um abraço.
Gustavo Fernandes



E-MAIL  02



Olá Felipe,
A Prefeitura de Campos está vivendo um momento de muitas mudanças nas Secretarias e Fundações, com isso as agendas a partir de agosto foram para a equipe da prefeita para confirmações e / ou novos espetáculos.

O João Vicente pediu para que eu cancelasse tudo que estava pré agendado, e ficarmos no aguardo de novas orientações. Inclusive aqui era Fundação Teatro Municipal Trianon, agora perdeu a autonomia. É somente Teatro Municipal Trianon. Ficando tudo subordinado ao Gabinete da Prefeita.

Enfim, pedimos muitas desculpas e o seu material será devolvido por SEDEX. Vamos ver como será a nova agenda. Por enquanto está cancelado.

Um grande abraço e muito obrigada pelo seu empenho e profissionalismo. Desejo sucesso.


Ademilde Pacheco
Diretora Artística


Atualização às 13:06

Fui alertado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura que um e-mail da Superintendência do Trianon foi enviado para o blog. Realmente, o e-mail chegou as 10:52, mas como só li agora, estou postando. Vale lembrar que esse e-mail já está disponível nos blogs da Folha da Manhã (Gustavo Matheus e Susy Monteiro)

Cumpre-nos informar que não há nenhuma verdade nas alegações do grupo teatral 8 de Paus. O fato é que em reunião de rotina com diretores e a presidente da FCJOL observei que a peça “Bonitinha, mas ordinária” apresentava inconsistência na documentação apresentada, sugerindo sua análise posterior para aproveitamento no cronograma do Departamento de Literatura da Fundação Cultural, na medida em que não havia compromisso consolidado em contrato.


A prefeita Rosinha não teve acesso à agenda de agosto do Teatro Trianon, que não se encontrava fechada, e, portanto, não se posicionou a respeito de seu conteúdo. Cabe ressaltar que a administração pública é laica e que o fato da Prefeita ser evangélica não nos impediu de pontuar os atos culturais de forma múltipla, diversa, e respeitosa, apoiando realizações como a do Carnaval, grupos de Jongos e Mana Chica (manifestações afro-religiosas), festas tradicionais da Igreja Católica ou eventos por esta religião promovidos, como a da Jornada Mundial da Juventude, entre tantas outras.



Para nós, tanto Nelson Rodrigues, como qualquer outra expressão do teatro, da literatura, das artes em geral, tem sua importância. Entendemos que a palavra ganha no teatro conotações múltiplas através do jogo metafórico que se instaura em cena.


Recebemos no Trianon a comédia “Hermanoteu  na terra de Godah”, que conta a história de Hermanoteu,  típico hebreu do ano zero, companheiro, bom pastor e obediente. Ele recebe a missão divina de guiar seu povo à terra de Godah, numa sátira à história bíblica de Moisés.  A pré estreia de "Maria do Caritó", protagonizada pela atriz Lilia Cabral e tantas outras obras importantes e consagradas, independente de referências religiosas, ganharam espaço. Tal fato nos conduz a seguinte reflexão: o verdadeiro preconceito e a intolerância podem estar se apresentando de forma invertida.

Atenciosamente,


João Vicente Alvarenga

Superintendente do Teatro Municipal Trianon/FCJOL -  Prefeitura de Campos

5 comentários:

Sid disse...

Se o cancelamento não foi por conta de problemas com documentação, muito menos por motivo de censura religiosa.

Não sejam levianos. Essa troca de email não prova nada. Apenas que sim, de fato, a peça foi cancelada. Agora, vocês quererem induzir o leitor à censura religiosa é estampar atestado de burrice ao leitor.

Anônimo disse...

Os e-mails não provam nada ? Provam que há contradição no discurso. Cada um diz uma coisa.

"Prova que a Peça foi cancelada......" Nooooossa ! gênio ! E foi cancelada do nada ? Sem nenhum motivo ? E o pessoal da Cia de Teatro que perdeu tempo e dinheiro enviando documentação ? Foca por isso mesmo ?

Que piada...

Se estavam falando de hospedagem, é porque a coisa estava ao menos acordada.

Anônimo disse...

Vcs da oposição sao tão incompetentes que eu dou gargalhadas KKKKKK
DOUTOR CLAUDIO ANDRADE . Coloca essa....

Unknown disse...

rsrsrs, em nenhum momento ficou provado a intolerância religiosos, acho que Nelson Rodriguez agride menos que as bundas, peitos e pubis do carnaval que nem por isso é cancelado.

Anônimo disse...

O velho discursinho idiota de Oposição x Situação.


O debate é sobre a maneira como os representantes do Poder Público, no setor cultural tem se comportado. Mas claro: a tentativa de mudar o foco da questão é muito clara (é mais interessante para alguns).

Curioso o amigo falar de incompetência, quando é nítido e notório a incompetência do poder público local, afinal já é o 2º espetáculo de fora em que o problema de documentação foi "da Produção do Espetáculo". Muita coincidência. Mas que falta de sorte dos nosso governo municipal, não ? rs


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK