terça-feira, 28 de agosto de 2012

Roberto Henriques mais uma vez presente na luta contra as enchentes


"as medidas protetivas serão de suma importância na temporada das águas"


O Deputado Roberto Henriques discursou na tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro no dia de hoje e na oportunidade comunicou que estará ausente nas duas próximas sessões, por que estará presente nas Audiências Públicas a serem realizadas amanhã 29/08 e depois de amanhã 30/08 nas cidades de Lage do Muriaé e Santo Antônio de Pádua. As referidas Audiências têm por objetivo acolher críticas e sugestões acerca dos Projetos de Execuções das Obras de Intervenções Estaduais para Mitigação das cheias dos Rios Muriaé e Pomba e seus impactos ambientais. 

A concepção e execução dos projetos estão a cargo do Subsecretário de Projetos e Intervenções Especiais do Estado, Dr. Antônio da Hora. Após parabenizar o Governo Sérgio Cabral pela iniciativa pioneira, o Deputado Roberto Henriques também lembrou em seu discurso na tribuna da ALERJ, o relatorista Alberto Ribeiro Lamego que em 1934, ao editar o seu livro “ A Planície do Solar e da Senzala”, fazendo a historicidade das grandes enchentes desde o século XIX até o início do Século XX disse : “após as cheias sobram aos pés da população a lama e as lagrimas e no coração a certeza de que nada é feito para combater o flagelo das enchentes” 

Continuando, o Deputado Roberto Henriques homenageou a todos que ao longo de décadas assistiram e socorreram o povo dos diversos municípios da região Norte e Noroeste Fluminense nos reiteradas cheias . Finalizando o seu discurso Roberto Henriques disse : “Estou particularmente muito feliz em participar deste momento, pois já há muitos anos cito a denuncia de Alberto Ribeiro Lamego de 1934 em minhas entrevistas, palestras e discursos para reinvindicar obras de contenção de cheias. 

 Após participar de Audiências Públicas e reuniões; ajudar aprovar no Plenário da ALERJ o Projeto de Lei 1329/2012 de iniciativa do Governador Sérgio Cabral através do qual autorizamos o Executivo a contrair financiamento que garantiu os recursos financeiros para as obras; participar destas Audiências Públicas é estarmos mais próximos do início do fim dos sofrimentos com as cheias. Serão construídos cinco canais extravasores e uma barragem de contenção nos Rios Pomba e Muriaé. 

Estas obras históricas darão proteção contra as enchentes a todos os municípios banhados pelo Rio Pomba e pelo Rio Muriaé bem como os municípios por onde passa o Rio Paraíba do Sul. Ao final desta gigantescas obras nos próximos anos, se vivo estivesse, Alberto Lamego poderia relatar : Agora sim, alguém está fazendo alguma coisa para combater o flagelo das enchentes e seu nome é Sérgio Cabral,” finalizou o Deputado Roberto Henriques.

As informações são da Assecom do Deputado.

Nenhum comentário: