quinta-feira, 16 de março de 2017

Rafael e Brand com diretoras e vices das escolas e creches



O prefeito Rafael Diniz esteve nesta quarta-feira (15) no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) para dar as boas-vindas aos diretores de creches e escolas da rede municipal de ensino de Campos. O encontro, organizado pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), abriu oficialmente o ano letivo de 2017, com a participação do secretário da pasta, Brand Arenari; da subsecretária geral, Luciana Eccad, e a nova equipe de gestão. O responsável pela pasta falou sobre as novas propostas, incluindo as medidas que foram tomadas para dar maior resolutividade às demandas das unidades, através da criação de subsecretarias estratégicas. Na próxima sexta-feira (17), a acolhida será com professores da rede municipal, em dois horários: das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Durante a abertura, o prefeito fez uma analogia sobre o processo transformação, que é a educação, e o momento que o município está atravessando. “É pela educação que vamos transformar. Não há outra forma de realizar uma grande transformação, se não for pela Educação. Também, queremos transformar a nossa cidade e tenham certeza de que o que podemos fazer, estamos fazendo. Estamos tentando fazer de tudo e ser o mais transparente possível. Tenham certeza de que a transformação já começou”.

O prefeito Rafael Diniz falou sobre gestão participativa e pediu aos diretores que contribuam com sugestões. “A gente sabe que é muita coisa. São mais de 240 unidades, mas a gente quer ouvir a demanda de vocês. Tenho total confiança no Brand para levar adiante o projeto de Educação do município e, junto com sua equipe, e todos vocês, vai encontrar melhores caminhos para a Educação. Conto com todos vocês e agradeço muito o esforço para seguir com a nossa Educação, melhorando-a cada vez mais. No final, vamos dar o presente que a Educação de Campos merece”.

Brand informou às diretoras que foram criadas três subsecretarias para dar maior dinamismo e eficácia ao processo educacional do município. “Somos uma gestão técnica, transparente e democrática. Implantamos algumas inovações com o compromisso de fazer uma gestão diferente e descentralizada. Uma destas inovações foi a criação das subsecretarias Pedagógica, de Programas e Convênios e de Infraestrutura”, informa o secretário, que também falou sobre a proposta de mudanças na matriz curricular, mas de forma a garantir a estabilidade pedagógica para os profissionais.

— Através destas subsecretarias, estamos valorizando o setor pedagógico, inserindo a secretaria de Educação em um contexto macro, através de parcerias com as universidades e convênios com o governo federal e, ainda, dando maior celeridade à melhoria na infraestrutura das unidades de ensino que, a partir da subsecretaria de Infraestrutura, também, estará desenvolvendo projetos das novas creches e escolas de forma integrada, onde estarão sendo ouvidos setores pedagógico, de Educação Física e Nutrição, além das diretoras — informa o secretário.

A subsecretária de Programas e Convênios, Joana Campinho, também, anunciou o Programa Super Diretor, que vai oferecer suporte aos diretores em questões como prestação de contas e parcerias com universidades para que possam agregar valores aos projetos. “Queremos desenvolver projetos e auxiliar os diretores na aplicação dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, disse.

Segundo a subsecretária geral de Educação, Luciana Eccad, as mudanças implementadas contribuem para fortalecer o diálogo através de vários setores. Ela também falou sobre compartilhamento de escolas do 6º ao 9º ano e das mudanças que possibilitaram que a rede absorvesse todos os alunos do Ensino Fundamental. “Fizemos uma mudança no sistema de avaliação, que possibilitou alocar todos os alunos. Queremos fortalecer as escolas públicas, que é o nosso compromisso”, destacou a subsecretária geral, que também falou sobre o processo de eleição de diretores.

Por: Liliane Barreto - Foto: Rafael Peixoto

Nenhum comentário: