domingo, 25 de setembro de 2016

Eleições - PMDB entrega Notícia Crime à PF e ao MP com lista de beneficiários do cheque-cidadão


Eleições - PMDB entrega Notícia Crime à Polícia Federal e ao Ministério Público com lista de beneficiários do cheque-cidadão supostamente envolvidos em esquema de compra de votos

Partido solicitou abertura de inquérito policial para apurar denúncia de fraude e compra de voto

Campos dos Goytacazes - O PMDB de Campos deu entrada nesta sexta-feira (23) em uma Notícia Crime na Polícia Federal e no Ministério Público Eleitoral (MPE) com novas informações que enrobustecem a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) proposta pelo MPE em vista dos fortes indícios de um possível esquema de captação ilícita de votos para candidatos apoiados pela prefeita Rosinha Garotinho (PR), em troca da inclusão fraudulenta de beneficiários que não têm o perfil de vulnerabilidade social exigidos para o Cheque-Cidadão.

A ação do PMDB sugere a oitiva de cinco pessoas de lista apresentada ao partido e que teriam sido coagidas a vender o voto através de um dos 34 denunciados pelo MPE. De acordo com a Notícia Crime, o candidato “ofereceu a elas o ingresso no Programa Social Cheque Cidadão, mesmo sem preencheram os requisitos legais, desde que o apoiassem na sua candidatura ao cargo de vereador em Campos no processo eleitoral em curso. Em que pese, no primeiro momento, eles terem aceitado essa inscrição espúria, nos foi informado que em seguida refletiram melhor e se indignaram com essa ilegal utilização de um programa social e estão à disposição da Polícia e da Justiça para prestarem as informações necessárias para a devida apuração desse nefasto conluio criminoso.”

Os documentos apreendidos pelo MPE indicam que pelo menos 18 mil pessoas foram incluídas como beneficiárias do programa de maneira fraudulenta. Os documentos foram colhidos em ação na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social e em três Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Posteriormente o MPE ajuizou 34 ações contra candidatos a vereador por abuso de poder econômico e político, nas quais pede cassação de registro e eventual diplomação, além da inelegibilidade dos acusados. Na lista dos denunciados constam, além de lideranças políticas, vereadores de mandato em campanha de reeleição e ex-secretários municipais.

O partido também entregou um anexo com 22 nomes de beneficiários que supostamente estariam recebendo o benefício irregularmente. “Chegou em nossas mãos uma lista de possíveis beneficiários ilegais do cheque-cidadão. Nessa lista constam nomes, números de inscrição no benefício e CPF. Todos os elementos são suficientes para que a Polícia possa proceder com um inquérito policial e para que o MPE possa propor ação no sentido de impugnar a candidatura dos políticos envolvidos nessas práticas, bem como a possível anulação do pleito, caso se confirmem esses ilícitos”, afirmou o presidente do PMDB-Campos e deputado estadual, Geraldo Pudim.

--

Att,
​--
Gerência de ​Comunicação​ | Campanha Geraldo Pudim 15
​Rogério Siqueira - Assessor de Imprensa (21) 99929-2810

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrivel! Que material robusto de criminalidade eleitoral só há uma saida impugnação e cadeia para envolvidos e isso é pouco.