sexta-feira, 11 de março de 2016

Garotinhos em risco na Disney de Rosinha


Confesso que não estou satisfeito em trazer aos leitores esse assunto absurdo que, em um país onde seus representantes prezam pelo respeito às leis vigentes, seria inadmissível.

A Cidade da Criança, carinhosamente apelidada de ‘Disney Goytacá’, já gerou polêmica quanto ao valor aplicado em sua construção. Porém, agora o tema é delicado, pois envolve a segurança das crianças e dos adultos que estão frequentando o local.

Nesta semana ficamos abismados com a notícia de que a Disney Goytacá, aberta a mais de dois meses, não conta com os laudos e certificados necessários para o funcionamento.

Trata-se de um absurdo sem precedentes, afinal, pior que a inexistência dos requisitos exigidos pelo corpo de bombeiros, ainda há a constatação de que essas informações foram ocultadas por agentes do Poder Público municipal.

A abertura do recinto sem as devidas exigências foi um ato de audácia que prova mais uma vez que a ânsia política sempre esteve se sobrepondo ao interesse público quando estamos falando do atual grupo político que administrará a nossa cidade até Dezembro de 2016.

Segundo a brilhante matéria realizada pelo Jornal Terceira Via já existem questionamentos acerca de vários aspectos relacionados à segurança dos usuários. Segundo profissionais consultados, as saídas de emergências do parque levam para ruas movimentadas que já configura um indício de que não há nenhum laudo do Corpo de Bombeiros que certifique a segurança para aquele espaço.

Qualquer agente público, com um corpo de assessores básico sabe muito bem que qualquer local de entretenimento necessita de prévia concessão de alvará de licença e funcionamento expedido pela autoridade competente.

O laudo deverá conter, também, a qualificação do técnico responsável pela vistoria dos brinquedos e equipamentos, bem como de sua lavratura.

A questão é que Rosinha precisa vir a público, como chefe do executivo municipal, apresentar, o mais breve possível, a versão do Poder Público.

Segundo nota da Prefeitura de Campos, a Cidade da Criança Zilda Arns possui todos os documentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros, incluindo o protocolo do laudo técnico que autoriza o funcionamento do parque.

Porém, segundo o comandante Fernandes do Corpo de Bombeiros em Campos a Cidade da Criança não tem o laudo. A prefeitura pode ter dado entrada no processo com o Corpo de Bombeiros do RJ, mas ainda falta a análise do projeto. O Certificado de Aprovação, a Cidade da Criança ainda não possui, enfatizou o comandante.

O silêncio, até o fechamento dessa Coluna é indício de omissão, pois se há confirmação do Corpo de Bombeiros, da inexistência do Certificado de Aprovação necessário ao funcionamento e a Disney foi aberta, estamos diante de uma conduta pública absurda e merecedora de reprimenda.

Verdade que a Cidade da Criança tem sido elogiada por muitos que levam seus filhos. Contudo, esses mesmos que teceram comentários positivos, estão nesse momento, apreensivos e sentindo-se enganados, pois, até que se prove ao contrário, seus filhos foram expostos a riscos desnecessários e sem precedentes.

Cláudio Andrade

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou campista retornando a minha cidade. Estive aqui em 2008 quando "telhado de vidro" trouxe a verdade sobre os fatos que pareciam escorregar para debaixo do tapete.

Hoje, diante de um BRASIL sendo exposto em suas víceras onde de telhado de vidro passou por mensalão desembocando em lava jato... jatinhos... etc... não desistem em desconstruir as crianças e as flores tentando futucar os jardins de Campos.

Fala sério, Cláudio...