terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Site da Prefeitura de Campos para de emitir notas fiscais por falta de pagamento


Empresários de diversos setores no município não conseguem emitir a nota fiscal eletrônica, porque o serviço está fora do ar, devido à falta de pagamento da Secretaria de Fazenda da Prefeitura de Campos. Segundo informações da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), o problema começou na última sexta-feira (22). No entanto, a dívida da prefeitura com GissOnline, empresa que presta o serviço, se arrasta há 14 meses. Outros serviços, como inscrição municipal, também estão inoperantes.

Na Secretaria de Fazenda, que fica na Rua 13 de Maio, as portas estão fechadas. Um guarda municipal orienta os comerciantes que vão pedir informações. Mas, dentro da secretaria os funcionários “aparentam” trabalhar normalmente. Sem poder emitir as notas fiscais eletrônicas, as empresas ficam impossibilitadas de executar os principais serviços, como recebimento e pagamento, o que pode gerar multas. Além disso, a prefeitura não consegue recolher os impostos gerados pelas empresas. O que é muito importante para o município em um momento de crise. Até mesmo depois do Estado de Emergência Econômica decretado pela prefeita Rosinha.

A empresária Cátia Santana, contou que precisou emitir uma nota nesta segunda-feira (25) para pagar seus fornecedores, mas não conseguiu. “Não sei o que fazer agora. A Secretaria de Fazenda não deu um prazo para o sistema voltar. Tenho medo de pagar multa depois.”, contou.

Segundo Amaro Ribeiro Gomes, presidente da Acic, ele foi informado por empresários que o sistema estava fora do ar e fez um teste junto com um contador de sua confiança. “Foi comprovado que o sistema não funciona e o motivo é a falta de pagamento da prefeitura. Sem a emissão de notas fiscais as empresas são afetadas diretamente. As empresas não conseguem pagar seus fornecedores e nem receber dos clientes. Fica tudo parado.”

Amaro Ribeiro afirmou que não existe, no momento, uma alternativa para as empresas. “Os empresários ficaram de mãos atadas. Enquanto a prefeitura não pagar o que deve, o problema vai continuar. A prefeita Rosinha criou o novo Código Tributário Municipal - contra as empresas e a população campista - relativo ao aumento de tributos e agora faz isso. Os comerciantes estão indignados.”

Terceira Via.

Nenhum comentário: