segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Pessoa pública não pode dar ‘piti’


A prefeita de Campos dos Goytacazes Rosinha Matheus solicitou uma licença de quatorze dias para realizar exames de saúde no Rio de Janeiro para saber se precisará de uma cirurgia no maxilar.

Na última quarta-feira (13) o Jornal Terceira Via publicou foto feita por uma leitora do jornal que mostra a prefeita em um shopping de São Paulo, mais precisamente em São José dos Campos.

Indignado, o marido da nossa chefe do executivo considerou a matéria “irresponsável e inescrupulosa”.

O estranho é que esse político que toma as dores da esposa é o mesmo que publicou fotos do ex-governador Sérgio Cabral e esposa em momentos de descontração em Paris, em que pese o que se desencadeou após as publicações.

Quero deixar claro que não estamos discutindo lisura, probidade ou atos de gestão. A questão versa sobre os limites que podem ou não serem impostos na vida de uma pessoa pública.

A foto de Rosinha comendo em um shopping é tão irrelevante que poderia ser colocada em uma coluna social. Porém, os experimentados jornalistas do ‘Terceira Via’ sacaram que em nossa cidade, tudo que se refere à cúpula governista e que não é do agrado, vira tema odioso e digno de ataques.

Sérgio Cabral de lenço na cabeça em Paris bebendo não é tão diferente de Rosinha em um shopping exercendo um dos atos mais necessários ao organismo: comendo.

A questão é que uma vez optando pela vida pública a pessoa não pode dar o chamado ‘piti’ todas as vezes que for flagrado em momentos de descontração.

Nossa prefeita não foi fotografada no âmbito do seu lar em atos de privacidade extrema. Pelo contrário, foi ousada e optou por passear por um shopping assumindo todos os riscos naturais que a publicidade e notoriedade de uma ex-governadora de estado carrega.

Talvez a irritação de alguns entes queridos de Rosinha se deva ao fato de ela ter anunciado uma viagem ao Rio de Janeiro e ter sido fotografada em outro estado, no caso o de São Paulo.

Nesse caso, entendo que há muito mais um constrangimento pelo flagrante do que indignação. Talvez Rosinha tenha mudado de rota em busca de médicos mais capacitados e a terra da garoa é famosa e possui grandes profissionais.

Quem conhece bem a dinâmica populista do casal sabe bem que qualquer viagem que ultrapasse o Imbé não pode ser revelada sob pena de arranhar a imagem pseudo humilde cultivada há décadas.

Parabéns aos jornalistas do Terceira Via que transformaram um simples 'lanchinho' da prefeita Rosinha em gatilho para o destempero de seu cônjuge.

Cláudio Andrade

2 comentários:

Anônimo disse...

Como funcionaria municipal ela tem que parar de apanhar licença e trabalhar.

Anônimo disse...

Como assim ?
Na Minha Cidade meu amor, não tem médico capacitado para o caso dela não?
Nossa Saúde de Campos dos Goytacazes está perfeita, com profissionais com os pagamentos em dia!
Para a população pode!
Pra beleza rosa não!?!
Esse povinho do governo faz chacota e pouco caso com a nossa cara o tempo todo!
Ridículos! !!!
Ela quer mesmo é curtir com a nossa cara!