segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Educação municipal com sala limpa e cozinha suja


A Prefeita Rosinha recebe hoje e amanhã na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes inscrições para contratação temporária de professor substituto.

A ‘seleção’ destina-se à contratação imediata de profissionais para atender à necessidade temporária pelo prazo máximo de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.

O processo de contratação temporária tem sido criticado por muitos professores. Não pelo seu caráter temporário e sim pela situação grave em que se encontram as escolas públicas do município.

Rosinha quer fazer contratação temporária, mas não debate com a classe os aumentos salariais devidos ao corpo docente.

Além disso, deixa as escolas sem porteiro, com as estruturas danificadas e faltando material de limpeza, fazendo com que os professores tenham, muitas vezes, que trazer de casa para que não falte nas escolas.

O Riocard foi cortado e todos os dias vários professores se arriscam nas estradas para trabalhar, pois não há transporte em diversas localidades.

Temos na rede pública municipal centenas de professores atolados em empréstimos bancários, pois a remuneração recebida é pequena e não tem acompanhado os índices inflacionários, causando uma enorme perda de poder aquisitivo.

Um sistema educacional que deseja, a todo o custo, implantar novamente a aprovação automática, em que é proibido reprovar. Além disso, ainda não pagou a diferença do plano de cargos aos professores e não deu aumento aos servidores.

A merenda escolar é algo indigesto. Segundo reclamações de professores pelas redes sociais, ela continua de baixa qualidade, comprometendo os alunos. Sem contar, que ainda não sabemos se as empresas do Rio Grande do Sul ainda estão incumbidas de fornecer parte da merenda, como anunciamos aqui, em outra oportunidade.

Não podemos esquecer as notas do IDEB e IOEB que ferem de morte a imagem da educação pública de nosso município no cenário nacional.

Diante disso, entendo que há muitos problemas dentro da categoria que precisam ser debatidos e resolvidos. Como está é o futuro dos estudantes que continuará sendo comprometido.

Quando discutimos educação pública municipal em Campos estamos pensando, de forma responsável, nos destinos que serão dados aos filhos e netos daqueles que não possuem condições econômicas de colocar seus filhos em uma escola privada.

A educação pública municipal de qualidade é uma necessidade para um contingente enorme de contribuintes e isso precisa ser levado em conta por nossos gestores.

Precisamos, de uma vez por todas, que haja um trabalho sério de reconstrução da educação, pois caso contrário, somente o caos será vislumbrado.

Cláudio Andrade

Nenhum comentário: