sábado, 10 de outubro de 2015

População de Três Vendas sofre com esgoto nas ruas há meses


Moradores da Rua Projetada 1, na localidade de Três Vendas, em Campos, sofrem com um vazamento de esgoto há meses. Em junho deste ano, a reportagem do Terceira Via esteve no local e ouviu as reclamações deles. Nesta semana, uma moradora enviou fotos e vídeos que mostram que o problema continua. Veja o vídeo aqui.

A estudante Gisele Leopoldina Ferreira, mora na localidade e é uma das que precisa conviver diariamente com o mau cheiro provocado pela sujeira. “Os próprios moradores já fizeram a limpeza da rua várias vezes, mas não adiantou. Os detritos começaram a aparecer depois que fizeram a rede de esgoto e as casas populares. Vivemos com esta sujeira na rua há mais de um ano. Este esgoto vem das casas do conjunto habitacional aqui de Três Vendas”, explicou a estudante.

Ainda segundo a jovem, várias reclamações já foram feitas com a Águas do Paraíba e com a Prefeitura de Campos. “Não temos mais a quem recorrer e o problema nunca é resolvido”, desabafou.

Outros moradores reclamaram do problema quando a reportagem esteve no local. “Eu estava com um bebê de dois meses e uma criança de dois anos em casa e o esgoto saia dos ralos e invadia minha casa. Aqui não tem manutenção de nada, nós estamos largados. O esgoto sai do chão”, desabafou a trabalhadora rural Maria Nilce da Conceição.

Em nota, a Águas do Paraíba informou que a localidade de Três Vendas, por ser zona rural, não está incluída no contrato de concessão de Águas do Paraíba para coleta e tratamento de esgoto. “Mesmo assim, caso haja necessidade de limpeza de fossas, o serviço é realizado gratuitamente pela concessionária. Basta que o cliente do serviço de água solicite o serviço pelo telefone Ligue Água. O número é 115”.

Em nota, a presidente da Empresa Municipal de Habitação Urbanização e Saneamento (Emhab), Simone Ferreira, informou que houve uma obstrução na rede, mas o problema já foi resolvido na quinta-feira (8). Porém, moradores do bairro garantiram que as imagens foram feitas após a limpeza do local. A Emhab informou ainda que existe um processo em andamento para a realização de um projeto de adequação do sistema de esgoto da localidade. “O processo aguarda licenciamento do Inea e dotação orçamentária”.

Terceira Via.

Nenhum comentário: