quarta-feira, 21 de outubro de 2015

O Mito do Narciso na Oposição de Campos


O município de Campos é rico de personagens políticos. A prática comprova isso, afinal já tivemos um presidente da República, alguns governadores e sempre ‘brindamos’ à Alerj e a Câmara Federal com vários parlamentares.

Ano que vem teremos eleições municipais e a grande preocupação deve ser quanto ao comportamento da Oposição. Refiro-me a ela, pois a Situação não irá mudar a sua forma de atuar, seja o modus operandi contestável ou não pela sociedade.

Nesse contexto, surge uma pergunta: Qual será a plataforma da Oposição? Haverá egos inflados? Trabalho conjunto para elaboração de um projeto de governo que resgate a cidadania da população? Uma força tarefa para analisar as constas da Prefeitura de Campos, antes que as ações do próximo chefe do executivo sejam efetivamente implantadas?

Essa Oposição que se apresenta já está trabalhando financeiramente para que haja um suporte mínimo estrutural para que alguns nomes não sejam simplesmente ‘queimados’ durante o processo eleitoral?

Os candidatos da chamada ‘pedra’ já começaram a visitar o interior e os da ‘Baixada Campista’ e de ‘Guarus’, por exemplo, já estão se apresentando ao eleitorado do Centro?

Qual será o preço para derrubar o café? Haverá, na reta final, quando o processo se afunilar e poucos restarem na disputa, leite o suficiente para fazer a mistura necessária para que o café não fique tão forte?

Vários e dignos nomes estão sendo colocados para a apreciação prévia da sociedade. Porém, uma possível coalizão ainda é um assunto espinhoso dentro dos partidos.

Concordo que seja necessária uma razoável proliferação de postulantes para que tenhamos um segundo turno mais equilibrado. Mesmo assim, o Mito de Narciso impera e é forte na cabeça de várias personalidades políticas de Campos.

O Mito de Narciso pode ser um elemento desagregador de grandes proporções. Na arte política nem tudo que hoje se anuncia tomará corpo amanhã. Política é nuvem e isso já dizia o velho sábio.

A Oposição precisa trabalhar seus nomes para manter um elo. Essa liga servirá para que as ideias possam, no momento certo, serem compartilhadas, debatidas e incluídas nas futuras plataformas de governo.

O momento é único. No próximo pleito, uma série de situações legais, econômicas e sucessórias fará com que a jornada seja mais equilibrada, que não significa dizer justa.

O foco nas transformações e uma coalizão pautada no respeito e no interesse coletivo serão salutares.

Que tenhamos uma Oposição firme, forte, propositiva e com poucos mitos.

Cláudio Andrade.

Um comentário:

Diogo disse...

Coalisão da oposição para retomar a dignidade da população de Campos! Algo não impossível, mas deve ser bem pensado, pois há muitos interessados, e poucos Realmente Bons Nomes.. E venha você para vereador!! Para começarmos a acender as luzes desse caminho escuro!! Abraço!!