quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MPF encontra propaganda de clínica particular em UBS de Campos


Agentes do Ministério Público Federal (MPF) estiveram no Posto de Saúde da localidade Murundum, em Campos, na manhã desta quinta-feira (13) para dar continuidade à série de inspeções nas unidades de saúde das regiões Norte e Noroeste Flumiense. No local, foram encontradas diversas irregularidades, inclusive “propaganda” de clínica particular que presta serviço com valor “social” de especialidades médicas que não são oferecidas no posto.

Na porta de entrada da unidade, os agentes encontraram um cartaz indicando o endereço de uma clínica em Travessão que faz consultas médicas no valor de R$ 50 e R$ 60. Segundo os agentes, essa é considerada uma infração grave.

Além disso, nesta manhã, apenas um dentista e uma técnica de enfermagem estavam de plantão. A médica cubana que atua na unidade pelo programa Mais Médicos do Governo Federal, teria ido ao Centro do município e os funcionários não souberam informar o horário do retorno.

Na farmácia da unidade não foram encontrados medicamentos vencidos, no entanto, a auxiliar administrativa que trabalha na recepção é a responsável pelo setor, ao invés de um farmacêutico ou técnico em farmácia.

O extintor de incêndio da unidade também está vencido há dois anos e o descarte de resíduos é feito de forma improvisada. A esterilização dos equipamentos ainda é feita em uma estufa, o que não é mais permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O dentista plantonista informou aos agentes do MPF que já fez o pedido para que o poste adquirisse um autoclave, mas o equipamento ainda não foi comprado.

O Posto de Saúde de Murundum foi inaugurado em 2010 durante o mandato interino de Nelson Nahim na Prefeitura de Campos.

Terceira Via.

Nenhum comentário: