quarta-feira, 18 de março de 2015

Royalties x SUS: a incoerência de Rosinha


A queda brusca na arrecadação dos royalties do petróleo tem sido o ‘mantra’ de Rosinha para justificar os seus equívocos administrativos do ano de 2014.

Pautada nesse discurso, a chefe do executivo municipal realizou uma série de medidas, em 2015, que prejudicaram a sociedade campista, tornando insustentável o desenrolar do cotidiano de centenas de cidadãos.

As manobras postas em prática para fechar as contas desestruturam quase todas as redes de trabalho da administração uma vez que são aproximadamente quatro mil pessoas dispensadas, fazendo com que a realidade do município viesse à tona para surpresa dos contribuintes. Não sabíamos que vivíamos em um município mascarado pelas verbas dos royalties.

A incoerência de Rosinha é provada todos os dias e a gratificação dos médicos é uma prova nítida desse abismo entre o discurso teórico e as práticas de gestão da ex-governadora do Estado do Rio de Janeiro.

Prestem atenção! Em um primeiro momento, Rosinha corta as gratificações médicas e após a ameaça de greve da classe, a negociação entra em pauta e a contragosto, uma porcentagem fica acordada entre o governo e os médicos.

Diante disso, como Rosinha explica a redação do artigo 1° do Decreto 45/2015, publicado no Diário Oficial do município do dia dez março de 2015?

No texto publicado, Rosinha abre Crédito Adicional Suplementar na fonte 0144 (referente aos royalties) no valor de R$ 695.000,00 (seiscentos e noventa e cinco mil reais) para apoio administrativo com destino (Fundação Municipal de Saúde) e outros serviços de terceiros por pessoa física.

Ora! O Crédito Adicional Suplementar destina-se a reforçar uma dotação já existente no orçamento do exercício financeiro do corrente ano. Trata-se de aumento de despesa, o que soa estranho já que a cúpula do governo prega economia.

Nesse contexto, surge uma indagação: por que a prefeita quer ‘pegar’ mais verba de onde, em tese, deveria economizar?

E mais: Rosinha no artigo 2º do mesmo decreto, ANULA a dotação orçamentária referente ao Atendimento de Urgência e Emergência, com fonte 0210 (SUS), no valor de R$ 251.100,00.

Caro leitor, a decisão de Rosinha faz com que a fonte SUS (Sistema Único de Saúde) não seja usada mesmo não sofrendo influência direta do impacto financeiro da queda dos Royalties.

Sendo assim, não há justificativa plausível para que a verba do SUS, que se destina aos serviços de pessoa física que trabalham em locais de urgência e emergência, seja suprimida.

A realidade é que o Decreto 45/2015 demonstra que a verba dos royalties está sendo usada em excesso para pagar ‘outros’ serviços de terceiros, prestados por pessoa física, para Apoio Administrativo; serviços esses que não sabemos quais são.

E também não podemos nos esquecer de que a complexidade dos humanos começa pela incoerência, pois é complexo traduzir na prática o que se prega no campo teórico.

Coerência, nobre prefeita. Coerência!

Cláudio Andrade

5 comentários:

Anônimo disse...

Incoerências, desmandos, autoritarismo, falta de senso, arrogância, desrespeito, desprezo, soberba(vaidade),ingratidão, etc, seriam atitudes, ações, praticadas por rosinha, durante sua vida política.

Por esses motivos, passei a não confiar nela.

Anônimo disse...

POIS É DR . CLÁUDIO E NO FIM DAS CONTAS NÓS " POBRES MORTAIS " ESTAMOS SENDO DESCONTADOS EM 900,00 - HORAS EXTRAS TRABALHADAS E 20 % DE UMA GRATIFICAÇÃO ÍNFIMA DE 1.100 ,OO - QUE NA VERDADE É EQUIVALENTE A UM ÚNICO DIA DE GRATIFICAÇÃO POR PLANTÃO DOS MÉDICOS . MAS QUEM SERÁ POR NÓS ? ESTAMOS PAGANDO UM PATO QUE NÃO COMPRAMOS . E A PERGUNTA QUE FAÇO AO SR. COMO ADVOGADO É : ISSO É LEGAL ? AFINAL SABEMOS QUE ROYALTIES NÃO SÃO PARA PAGAR SALÁRIOS .

Anônimo disse...

ABSURDO É O QUE ESTÃO QUERENDO FAZER COM A FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE (FMS), ESTÃO PLANEJANDO ACABAR COM A FUNDAÇÃO QUE CUIDA DOS HOSPITAIS FERREIRA MACHADO, HGG, SÃO JOSE, TRAVESSÃO, SANTO EDUARDO E URURAI, QUEREM ACABAR COM A FMS E MANDAR TUDO PARA O CONTROLE DA SECRETÁRIA DE SAÚDE. IMAGINEM SE SÓ COM AS ATRIBUIÇÕES QUE A SECRETARIA DE SAÚDE TEM JÁ NÃO ESTA DANDO CONTA DA SITUAÇÃO, COMO IRÁ DAR CONTA DESSES OUTROS HOSPITAIS??? SÓ PODEMOS IMAGINAR QUE ESSE ATO SÓ PODE SER PARA PEGAR O DINHEIRO QUE A FMS ADMINISTRA E RECEBE E MANDAR PARA O CAIXA ÚNICO DA PREFEITURA. COM O FIM DA FMS VOLTAREMOS AO PASSADO EM QUE OS HOSPITAIS ACIMA CITADOS TERÃO SUA AUTONOMIA EXTINTA, DEPENDENDO DO SECRETÁRIO DE SAÚDE E DE QUEM ESTÁ NO PODER PARA PODER. SE EXISTEM DIFICULDADES NESSES HOSPITAIS IMAGINEM DEPENDENDO DE UMA SECRETÁRIA QUE NÃO DA CONTA DOS SERVIÇOS QUE PRESTA ATUALMENTE, ISTO É A SITUAÇÃO VAI PIORAR. CLARO QUE VÃO DIZER QUE ISTO FARÁ COM QUE A SAÚDE MELHORES, QUE HAVERÁ MAIS VAGA E ETC E TAL COMO SEMPRE FAZER E TODOS ACEITANDO TUDO CALADO. COMO O IPTU EM QUE TODOS SE CALARAM. E ATÉ ESQUECERAM QUE O SECRETÁRIO DE GOVERNO QUANDO ESTAVA AO LADO DO POVO DE VERDADE OU SE COMPORTAVA COMO SE ESTIVESSE CONCLAMOU O POVO CAMPISTA A NÃO ACEITAR O AUMENTO QUE O EX PREFEITO ZEZE BARBOSA IMPÔS AO POVO. OS FUNCIONÁRIOS DA FMS ESTÃO REVOLTADOS E INDIGNADOS COM ESSE ATO COVARDE I IRRESPONSÁVEL.

Anônimo disse...

Governo de AMADORES.

Anônimo disse...

O que eu acho engraçado e que a maioria votou nela e agora estão reclamando. COMEU A CARNE AGORA ROA OS OSSOS POVO CAMPISTA.
"MINHA CIDADE MEU AMOR, O FUNDO DO POSSO AINDA NÃO CHEGO."