sexta-feira, 6 de março de 2015

Professora relata caso grave no C. E. 29 de maio.


"Ontem minha quarta aula de Geografia no C. E. 29 de Maio aconteceu sem a presença de um aluno. Ele foi agredido na quadra da escola por outro aluno, sua cabeça foi chutada várias vezes e ele foi hospitalizado.

De quem é a culpa?

Do agredido? Do agressor? Do professor?

Hoje, vítima de perseguição constante, um aluno especial se descontrolou e, portando um estilete, tentou atacar outros alunos. Nós professores ficamos no andar de cima sem poder descer, enquanto o aluno quebrava carteiras, lixeiras e tentava arrombar o portão que dava acesso ao andar onde estávamos "presos" com cerca de 30 crianças. A Guarda, que estava presente por conta do ocorrido de ontem, nada fez. O aluno foi contido por uma professora. Alunos e professores saíram machucados. Vivemos uma semana de horror.

Estou pelo terceiro a no consecutivo trabalhando sem ventiladores, sem porta, sem mesa e cadeira de professor, sem limpeza adequada, sem livros e material escolar suficientes, sem inspetores, sem porteiros. Hoje a escola estava alagada por conta da chuva. Rachaduras, mofo e goteiras decoram várias salas. Os fios das tomadas estão expostos.

Nenhuma dignidade é oferecida aos funcionários. Menos ainda se oferece ao aluno. O que esperar dele? Gentileza e respeito ao próximo? Não há assistente social. Ninguém se envolve com os problemas sociais e psicológicos dos alunos. Os alunos especiais não recebem a devida atenção e estrutura. Simplesmente vamos improvisando e engolindo tudo isso todos os dias. Já fizemos manifestações, paralisações, chamamos a imprensa, fizemos denúncia ao MP, conscientizamos nossos alunos e nada acontece.

Saí profundamente triste por ter vivido todas essas coisas e, principalmente, indignada por saber há muito tempo que essas eram tragédias anunciadas. Era óbvio que aconteceria.

O que mais vai precisar acontecer?"

Nina Barreto

5 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso, o atual secretário de educação fica posando com a equipe para fotos postadas nas redes sociais de escolas onde não há problemas! porque ele não vai AGORA nas que tem problemas? ELE ESCONDE DE ROSINHA OS PROBLEMAS....

Anônimo disse...

A escola que meu filho estuda, a EM Alfredo Vieira Machado em Serrinha, esta em meio a uma obra de duplicação da Br 101, todas as casas ao redor já foram demolidas e ninguém sabe pra onde a escola vai.

Anônimo disse...

Por que a prefeitura não convocou os inspetores de alunos aprovados no concurso?

Anônimo disse...

E lamentavel ver e ter que conviver com essa infeliz realidade do caos que esta sendo essa educacao na nossa cidade o que esperar desses estudantes e ate onde vai o limite dos professores sera que vai precisar morrer se fosse os colarinhos brancos a imprenssa estava divulgando mas como e filho de uma mae batalhadora de um pai de familia que sai de casa todos os dias pela manha pra trazer o sustento da familia um menino jovem do bem de boa indole de familia respeitosa e que teve boa educacao e lamentavel onde isso vai chegar toda essa violencia acontecendo e o povo brincando de cobra cega com os olhos vendados

Roberta disse...

Além de termos apenas um funcionário de limpeza e claro sem porteiro!!!