quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Secretária cai, IPTU sobe e Edson não fecha as contas


A prefeita Rosinha não está conseguindo agradar aos munícipes nesse final de ano. Como se não bastassem às inúmeras dificuldades em quitar seus débitos junto às empreiteiras e prestadores de serviço, ela ainda foi personagem principal de duas notícias que não agradaram a população.

A primeira foi a exoneração de Marinéa Abude do cargo de secretária de Educação. No lugar dela, conforme portaria nº 1689, publicada no Diário Oficial de ontem (16/12) assume, de forma interina, o professor Frederico Rangel.

A saída de Marinéa foi comemorada por grande parte do corpo docente municipal por ser uma secretária de relacionamento difícil com a classe.

Além disso, Marinéa não conseguiu - ou não teve apoio de Rosinha -para melhorar o índice educacional de nosso município que hoje ocupa o penúltimo lugar no Ideb.

A nomeação de Frederico Rangel (mesmo que de forma interina) também não foi recebida de forma unânime. Trata-se de uma indicação da vereadora Auxiliadora Freitas que também chegou a ser cotada, mas o seu suplente na Câmara não agrada ao grupo político de Rosinha. Por isso a escolha por Frederico.

Agora é aguardar se Frederico terá autonomia para executar uma gestão de choque ou ficará apenas ‘esquentando lugar’ para um novo secretário em 2015.

Pelo visto, Rosinha não está preocupada com a sua imagem perante a sociedade. Sem pestanejar, enviou à Câmara dos Vereadores mensagem reajustando o IPTU em (31,7%) e a iluminação pública em (31,5%). Tudo isso com o ‘amém’ dos vereadores da Situação.

Trata-se de um reajuste que chega em péssima hora, principalmente diante da situação caótica por que passam milhares de chefes de família que ainda não receberam salários e estão tendo que pegar dinheiro emprestado a juros altos para poder quitar suas obrigações.

Enquanto isso, na prefeitura, o secretário Suledil Bernardino convocou os contadores Mônica e Neiva (Fazenda), Levi (Controle) e Marcos Hauaji (auditor) para juntos, com o representante da Câmara, decidirem sobre uma "taxa" que gerou um valor de R$ 100 mil à Câmara mas que, segundo entendimento dos contadores, pertence à Prefeitura.

O representante da Câmara alegou que teria que ‘fechar’, até a última terça feira (17/12), as contas da gestão de Edson Batista (referentes ao primeiro biênio) e que não havia mecanismos disponíveis para devolver o valor da taxa de imediato, caso ficasse entendido que seria de responsabilidade da Prefeitura.

Suledil então convocou Matheus (Procurador Geral) e Bruno (advogado da Procuradoria para assuntos do legislativo). Eles entenderam que a referida taxa não poderia ter gerado uma despesa para a Casa do Povo.

Até o fechamento dessa Coluna a questão ainda não tinha sido resolvida. Isso deixa o presidente Edson Batista de ‘mãos atadas’.

Pelo visto, teremos um final de ano de fortes emoções. Aqui, na Planície Goitacá, definitivamente, não há mar calmo. Qualquer marola é sempre um sinal de grandes maremotos.

Cláudio Andrade

12 comentários:

Anônimo disse...

Está havendo um equívoco Dr. Cláudio em relação ao Novo Secretário de Educação Federico Rangel nós professores apoiamos essa indicação é uma pessoa muito competente e humano.

Anônimo disse...

Peregrino sai do PR e dispara: “Clarissa fez Garotinho ficar fora do segundo turno”.Agora um aviso essa moça é a união das mentes do pai e da mãe,voz da mãe,maldades na mente pior do que do pai ,portanto um perigo para o Rio de Janeiro,pois de vereadora ,virou deputada estadual e agora Federal ,ela é a medusa do nosso tempo Pelegrino, acabou na politica pois foi encarar agora pagara alto preço politico por sua valentia e sofrer as consequências da família Soprano Garotinho (GAROTINHO,ROSINHA,CLARICE,VLADIMIR,SULEDIL epa esse não ,sai dai Suledil!!!DESAPEGA)

Anônimo disse...

Sai Marinéia e entra Frederico? Mais um tiro! Agora no outro pé!

Angelica disse...

Inacreditável, abusivo, extorsivo, esse aumento do IPTU/2015, anunciado pela prefeita rosinha.

Inflação anual de 6%. Salários tendo reposição também de no máximo, 6 %. Já o IPTU, com AUMENTO de 32 % (trinta e dois por centos) , ou seja, mais de 400 % acima da inflação, e, das reposições salariais dos trabalhadores, para serem recebidas durante todo 2015.

A sociedade organizada, tem que protestar contra isso. E, não tem que aceitar essa pouca vergonha.
Sempre querem, que o povo sofrido pague a conta, de maus administradores, no caso específico, ROSINHA, uma péssima, prefeita.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 14 : 40.
Não houve nenhum equívoco. Na verdade você que está equivocado quando se nomeou para representar os professores. Sou professora estatutária à 28 anos e não te autorizei falar em meu nome.
Esse Fred Interino é de fato "mais um tiro, agora no outro pé" como disse o anônimo das 22:42.
Se ele é tão bom assim pra Você, leve - o . E de bandeja todas as suas ervas daninhas.

Anônimo disse...

Ja eu sou professora a 29 anos e confirmo que a prefeita acertou sim. Fred parabens só aceito fala quem nao o conhece ..nao conhece seu trabalho...

Anônimo disse...

ESSE CABRA NÃO 70 ANOS PARA IR NA COMPULSÓRIA E EXPULSÓRIA DOS INFERNOS NÃO?

Anônimo disse...

Que trabalho? ???????
Só se for o de traidor de Secretárias.!!!!!!!!

Anônimo disse...

A anônima das 00:40
Concordo com o anônimo das 20:01. Fale por você.
Ninguém te autorizou falar em nome dos professores e profissionais da educação.
Que esse Fred não passe de INTERINO.
A Educação do nosso Município precisa de um Gestor sem vínculo político. Voltado para os interesse da Educação e não para interesse de Vereadora.

Anônimo disse...

"HÁ" quanto tempos é professora estatutária mesmo?

Anônimo disse...

Á você das 19:32
Alguém já disse, com razão, que, se quisermos conhecer o caráter de um homem, devemos dar - lhe o poder. Por serem tolos, cairão na armadilha que armaram para os outros e verão que o mal que intentaram contra o próximo se voltará contra eles mesmos.
Aguarde e verás! !!!!

Unknown disse...

Trabalhei no Thiers Cardoso antes, durante e depois da gestão de Fred como diretor. Foi excelente diretor. Espero que ele tenha autonomia a frente da secretaria, asim tenho certeza de que fara excelente trabalho.