segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Câmara dos Vereadores de Campos com atas em branco


Por Cláudio Andrade

O Poder Legislativo Municipal está na berlinda. Dentre os motivos está a inoperância de algumas comissões compostas por vereadores que deveriam estar nas ruas ouvindo os reclames populares.

Antes de escrever este artigo, tive a cautela de entrar no site da Câmara de Campos (http://www.camaracampos.rj.gov.br/comissoes/) e certificar-me de quem se encontra na presidência de algumas comissões que reputo de extrema relevância por representarem áreas delicadas da Administração de Rosinha.

A Comissão de Saúde é presidida pelo vereador, médico e líder do governo Paulo Hirano. A de Obras e Serviços Públicos é representada pelo edil José Carlos e a de Trabalho é de responsabilidade de Cecília Ribeiro Gomes.

Partindo do princípio de que todas as comissões - vinte e quatro - têm como função fiscalizar os atos praticados pelas secretarias municipais, espantou-me constatar que as citadas acima não contam com qualquer ata de trabalho.

A área de Saúde do município está diante de inúmeros problemas, como a falta de remédios nos postos e pacientes aguardando há mais de três meses, dentro do HFM, por uma cirurgia.

Alguns desses pacientes pagam do bolso valores exorbitantes para serem operados, pois a saúde pública não os ajuda.

O setor de Obras do município também enfrenta uma série de questionamentos como os milhares de termos aditivos nas obras, além de denúncias feitas ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), como a da Luciana, professora da rede pública.

Inconformada com uma obra orçada em mais de R$ 1 milhão, que depois de sete meses paralisada, retornou com um aditivo de R$ 800 mil, a educadora Luciana oficiou ao órgão estadual fiscalizador, solicitando providências.

A comissão de Trabalho também deixa a desejar, pois estamos passando por um sério problema de demissões no setor público. Mediante decreto, a prefeita Rosinha autorizou exonerações e términos de contratos, no patamar mínimo de 20%, podendo chegar a 100% - dependendo da área.

Enquanto isso, as comissões compostas pelos vereadores - e que deveriam estar pressionando o Poder Executivo por explicações -, estão de ‘mãos atadas’.

Após uma vergonhosa e simulada independência, os vereadores voltaram para o seio ‘Garotista’, na qualidade de meros despachantes de Rosinha e sem força alguma para protegerem a comunidade.

A sociedade campista não pode considerar normal que agentes públicos, eleitos para cargos de representação e recebendo dos cofres públicos, não cumpram as suas funções.

O fato de um vereador ser Situação ou Oposição é aceitável e faz parte do jogo político. Porém, deixar de atuar em defesa de um município, que passa por uma situação delicada e inexplicável, é mais do que lamentável.

O escritor francês Alexandre Dumas, em sua magistral obra “O Conde de Monte Cristo” , diz que a sabedoria humana é resumida em duas palavras: ‘espera’ e ‘esperança’.

O poder executivo municipal e seus agentes optaram por ‘fechar as portas’ e não dar satisfações. Parece que a cobrança social é referente aos gastos privados da prefeita e de seus secretários. Não é! Estamos cobrando - e com todo o direito - o destino dado às verbas públicas.

Que tenhamos uma Câmara para o Povo e não uma extensão do governo municipal.

3 comentários:

Anônimo disse...

Estamos sozinhos num fim de mundo, Dr Cláudio???

Por que essas "denúncias" ficam "internas"?

Por que isso não é levado às autoridades competentes?

Por que, pessoas influentes como o sr., o Fernando Leite, e nem mesmo os vereadores da "oposição" não põe a boca no trombone, ao invés de só compartilhar para os frequentadores de seus blogs, que, infelizmente é uma minoria (senão, esse povo, não se elegeria nem pra sindico).

Cadê o CQC?

A Rede Globo não seria perseguidora de garotinho? Por que os senhores não dão esses combustíveis pra ela???

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons".
Martin Luther King

Anônimo disse...

Que tal aonde esta o dinheiro do Fantastico,ai teriamos as explicações dessas inoperãncias.

Anônimo disse...

Anônimo de 24 de novembro de 2014 09:32,Parabéns! pelo seu comentário e suas indagações,essa é a verdade nua e crua.Assino embaixo.