segunda-feira, 6 de outubro de 2014

As luzes de Garotinho não brilham como antes...


Durante quase todo o pleito eleitoral, o ex-governador e deputado federal Garotinho era apontado, pelos institutos de pesquisa, como nome certo para disputar um segundo turno. Bastaria, no caso, saber quem seria o seu adversário.

Com o avançar dos meses, o atual governador, Luiz Fernando Pezão foi crescendo nas intenções de voto e, há duas semanas, ultrapassou Garotinho, acendendo a luz amarela no PR.

Crivella, até então um coadjuvante, começava a crescer e a por em risco a ida de Garotinho, para a segunda fase, algo inimaginável até então. Porém, o ditado que diz que política é igual a nuvem se concretizou.

Quando todos esperavam uma disputa entre Pezão e o ex-candidato a Presidência da República, a rejeição do senhor da Lapa - que chegou ao patamar de quase 50% em algumas sondagens - sacramentou a sua derrota e colocou o sobrinho de Edir Macedo, de forma histórica, no segundo turno.

Enquanto escrevo esse artigo, o TRE/RJ já computou 99,72% das urnas e Pezão, governador candidato à reeleição, está com 40,59% votos, enquanto o senador Crivella tem 20,25% e o ex-prefeito de Campos na terceira colocação, com 19,72%. O resultado somente foi confirmado com mais de 99% das urnas apuradas.

Agora, teremos que aguardar a posição do deputado federal Anthony Garotinho, afinal, seu poderio de votos não pode ser ignorado. Contudo, a sua rejeição pode atrapalhar os dois, que irão participar do segundo turno.

A derrota de Garotinho é a prova cabal de que uma parcela considerável do eleitorado do Estado do Rio de Janeiro não acredita na sua forma de fazer política e pode interpretar, de forma negativa, uma aliança de um dos postulantes que restaram com o ex-governador.

Agora, teremos uma disputa em que os problemas do Estado do Rio poderão ser discutidos com mais profundidade. A temperatura deverá ser mais concentrada e os candidatos não poderão apenas prometer. Terão que apresentar a viabilidade dos projetos e como farão para incluí-los no orçamento do estado.

A hora é de dar um freio nos discursos agressivos e pessoais - realizados, principalmente por Garotinho. A tática de agredir, sem dó nem piedade, perdeu o sentido.

A população não considera essa forma de trabalhar sinônimo de bravura. Pelo contrário, muda seu voto quando está diante de um candidato a cargo eletivo que deixa passar uma imagem desagregadora, como se fosse um ‘trem descarrilado’.

Não restam dúvidas que os dois - que foram chancelados pelo povo para disputar o segundo turno - não são santos. Porém, tenho a impressão de que haverá um debate mais centrado nas propostas e, caso isso corra, será muito bom para os cidadãos fluminenses.

Quanto a Garotinho, a hora é de ‘lamber a feridas’, focar no seu reduto e aprender, novamente, a ser Oposição. E, como bem sabemos, é algo árduo - principalmente para alguém que consegue mais inimigos do que aliados em sua trajetória política pelo Poder.

Cláudio Andrade.

6 comentários:

Anônimo disse...

É bom ele e sua trupe aprenderem logo.... o povo não quer esmola ...quer emprego..... a Prefeitura está a deriva....governo acéfalo...povo quer sofre como nesta crise infinita dos ônibus

Anônimo disse...

ADoREI! Afinal.."Que REI é ELE?e a RAINHA MÁ?

Anônimo disse...

O povo deu sua resposta,não são mais bobinhos que se deixam enganar,precisa mostrar serviço e simpatia para ganhar uma eleição.O povo não que mais saber de bla,bla,bla,

Anônimo disse...

Garotinho vc precisa agora calçar as sandálias da humildade.

Anônimo disse...

Garotinho vc sabe que os grandes culpados da sua derrota,é o seu povo mesmo secretários e DAS.Acordaaaaaaaa....

Anônimo disse...

Vc perdeu porque trabalha muito mal,esta esquecendo do povo,nos que moramos nos distritos estamos literalmente abandonados.BEM FEITO.