quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Projeto de Cláudio Andrade de combate ao suicídio começa a tramitar na Câmara



Após quatro leis de sua autoria (8.750, 8.760, 8.775 e 8.788) aprovadas por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Campos, sancionadas pelo Prefeito Rafael Diniz e em vigor em todo o território municipal, entra em processo de tramitação o quinto projeto de lei do advogado, Presidente da CCJ e vereador Cláudio Andrade.

O Projeto dispõe sobre a política de valorização à vida e cria a Semana de Prevenção ao Suicídio, no âmbito do município.

O objetivo do projeto de lei é criar a política de valorização à vida, com o objetivo de prestar auxílio às pessoas em quadro depressivo ou inclinadas à prática do suicídio, bem como identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e prover o acompanhamento de indivíduos que apresentem o perfil, prevenindo e minimizando a evolução dos quadros que possam chegar ao suicídio.

Segundo o texto, elaborado pelo vereador Cláudio Andrade, a Política de Valorização da Vida será desenvolvida, com base nas seguintes diretrizes, sem o prejuízo de outras que possam ser instituídas:

I – Promoção de palestras e seminários para orientar e alertar à população sobre como diagnosticar possíveis suicidas, bem como palestras direcionadas aos profissionais de Saúde para qualificá-los na identificação de possíveis pacientes que se enquadrem neste perfil;

II – Ampla divulgação e exposição do distúrbio, com cartazes citando eventuais sintomas e alertando para possível diagnóstico, utilizando-se, ainda, dos meios de comunicação acessíveis à população;

III- Idealização de canais de atendimento pessoal aos diagnosticados ou a aqueles que se encontram com possível sintoma de tentativa de suicídio;

IV – Direcionamento de atividades e apoio para o público alvo da política, principalmente os mais vulneráveis.

V – Monitoramento de possíveis casos para avaliação e cuidado promovendo a interdisciplinaridade entre os profissionais que irão atuar no segmento.

O suicídio na juventude intriga médicos, pais e professores também pelo paradoxo que representa: o sofrimento num período da vida associado a descobertas, alegrias e amizades e não à tristezas e morte.

O bullying no ambiente escolar é citado como um dos principais elementos associados ao suicídio. "Pessoas que seguem qualquer padrão considerado pela maioria da sociedade como desviante, seja o tênis diferente, a cor da pele, o peso, o cabelo ou a orientação de gênero, são hostilizadas continuamente e entram em sofrimento psíquico", afirma Estelita, professora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ligado à Fiocruz.

Criador do Mapa da Violência, o sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz destaca que o suicídio também cresce no conjunto da população brasileira. A taxa aumentou 60% desde 1980.

No bojo do projeto de Cláudio Andrade fica instituída a Semana de Prevenção ao Suicídio, a ser desenvolvida anualmente durante o mês de setembro na semana do dia 10, com o objetivo de potencializar as ações continuamente desenvolvidas em prol da vida, intensificando-se a divulgação das diretrizes para ampliar o seu alcance e sensibilizar a população quanto à valorização da vida e combate ao suicídio.

Para encerramento da Semana de Prevenção ao Suicídio fica instituída a Caminhada pela Vida a ser realizada no município em parceria com a iniciativa privada e com o Poder Público municipal.

Nenhum comentário: