quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A política de todos os dias


Aqueles que enchem o peito para dizer que detestam política precisam rever seus conceitos.
Desde que acordamos até a hora em que vamos dormir estamos consumindo. São produtos e serviços que fazem parte do nosso cotidiano e que sem eles estaríamos estáticos, dada a total dependência.

Porém, nos esquecemos que esses produtos e serviços são bem ofertados ou prestados de acordo com as decisões políticas que acontecem nas casas de leis, notadamente, a Câmara Federal e o Senado Federal.
Os preços do pão ou da gasolina bem como o aumento no plano de saúde ou nas mensalidades escolares possuem de uma forma ou de outra relação com as decisões que ocorrem no centro do poder.

Aqueles que enchem o peito para dizer que detestam política precisam rever seus conceitos, afinal o fato de uma parcela achar bom repudiar essa ciência, é ela que movimenta nosso dia a dia e faz com que tenhamos que tomar decisões pessoais, econômicas e familiares de acordo com o ânimo do que se discute ou se decide nos parlamentos.

Essa dependência que possuímos precisa ser vista de uma forma mais madura. A qualificação daqueles que nos representam é salutar e de extrema relevância para que possamos ter uma estrutura de vida de qualidade em que os bens essenciais relacionados à educação, saúde, transporte e segurança cheguem até nós de forma justa e eficaz.

Grande parcela dos brasileiros não se importa com as oscilações políticas e, por conseguinte, não conseguem enxergar além dos discursos.

A figura do político está desgastada e há milhares de exemplos para ilustrar essa mácula que assombra parcela considerável de detentores de mandato. Todavia, isso não pode servir de motivo para que não nos preocupemos com os rumos a serem seguidos pela política.

Vale ressaltar que somente o tema economia pode destruir uma candidatura, afinal um país com os setores econômicos instáveis é sinônimo de perda de crédito e de confiança. Logo, as decisões tomadas, sejam no Poder Executivo ou Legislativo deságuam em nossas casas, para não dizer em nossas cabeças.

A procuração que entregamos aos nossos mandatários, em muitos dos casos, é dada com desleixo sem que tenhamos a noção da importância de nosso ato. Deixar alguém decidindo por nós o que é melhor ou pior para a nossa família é algo de extrema relevância.

Espero que as linhas escritas para hoje não sejam meros aglomerados de frases. Que a noção da importância da política aflore em nossas mentes pois, só assim, vigilantes e responsáveis poderemos mudar alguma coisa.

Cláudio Andrade.

Nenhum comentário: