segunda-feira, 11 de julho de 2016

As 'mulheres de aço' das eleições em Campos dos Goytacazes



Não tenho a pretensão de estar atualizado a ponto de ter a certeza de que quando este artigo estiver no ar, as articulações políticas em Campos estarão da mesma forma de quando comecei a esboçar este texto.

Em nosso município, ao que me parece estão formadas a maioria das chapas majoritárias que disputarão a sucessão de Rosinha.

Ao que a grande parte dos analistas ainda não se atentou é que por detrás das mais significativas candidaturas, há mulheres nos bastidores.

Caio Vianna vem crescendo nas pesquisas internas e a sua mãe, Ilsan Vianna, é uma de suas maiores articuladoras.

O jovem vereador Rafael Diniz também possui um cabo eleitoral fortíssimo: a sua mãe Beatriz Diniz, que possui penetração em todas as camadas sociais.

Dr. Chicão, ex-secretário de saúde e praticamente descartado do pleito de outubro, possui a sua irmã e ex-deputada federal Alcione Athayde como articuladora e estrategista.

Arnaldo Vianna, em que pesem todos os obstáculos de ordem judicial e administrativa que enfrenta, também tem seu amuleto: a senhora Edilene, sua atual companheira.

Fato é que todas essas mulheres estão diretamente atuando nos bastidores da política goitacá às vésperas das convenções partidárias. Fato relevante para os seus respectivos pré-candidatos.

O poeta Carlos Drummond de Andrade já dizia que os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres, pelo que levam os homens a fazer. Nesse contexto, não restam dúvidas que todas estão lutando para que tudo corra bem para o postulante dos seus sonhos.

Neste contexto, estamos nos referindo a duas mães, uma irmã e uma companheira. Mulheres respeitáveis e ativas no cenário político.

A próxima disputa pela cadeira do executivo municipal não terá nenhuma mulher na linha de frente.

Porém, na ‘coxia do teatro político’ campista, as quatro senhoras citadas acima já estão influenciando, cada qual com as suas respectivas habilidades, nos lances desse complexo xadrez eleitoral.

Em que pese o caráter de coadjuvantes, elas já merecem o prêmio de incentivadoras natas e determinadas.

Parabéns para elas.

Vamos aguardar o espetáculo...

Um comentário:

Anônimo disse...

Claudio bom dia! Gostaria que vc abordasse a prorrogação do concurso de 2012 feita pela prefeita. Entendo ser absolutamente inconstitucional, e gostaria de saber porque ninguém comenta sobre isso. Não existe prorrogação de 6 meses, que teve sua validade de 2 anos e já foi prorrogado uma vez pelos 2 anos que a CF permite. Por favor, dá para explicar?