quarta-feira, 8 de julho de 2015

Programa Municipal de Atenção à Saúde do Trabalhador comemora um ano em SJB


Durante a manhã deste sábado, 04, dezenas de pescadores e seus familiares tiveram acesso a vários serviços preventivos na área de saúde numa grande ação realizada pela prefeitura de São João da Barra na sede da Colônia de Pesca Z-2 em comemoração ao aniversário de um ano do Programa Municipal de Atenção à Saúde do Trabalhador.

O evento, coordenado pela secretaria municipal de Saúde com o apoio da empresa Ferroport, que atualmente atua no complexo portuário do Açu, contou com palestras sobre álcool e drogas, câncer de pele, hanseníase, DST/AIDS, além de aferição de pressão arterial, teste glicêmico, vacinação, teste de HIV, Sífilis e hepatite B, orientações sobre saúde bucal com aplicação de flúor e distribuição de kit´s odontológicos e protetores solar.

Marilza Soares Nunes, 66 anos, filha de pescador, pescadora desde os oito anos e hoje mãe de pescadores destacou a importância dessa ação e relatou como foi beneficiada. “Ótima essa ação. Consegui pomada para tratar de um problema de pele que tenho devido ter ficado muito exposta ao sol ao longo da minha vida e trouxe os meus netos para a aplicação de flúor. É uma iniciativa muito importante, ainda mais para todos que vivem da pesca e sabem que a rotina é puxada e quase não sobra tempo para procurar os serviços de saúde”, enfatizou.

Para a secretária de Saúde, Denise Esteves, a parceria com a colônia de Pesca Z-2 foi estrategicamente pensada para tornar ainda mais acessível os serviços aos pescadores que na maioria das vezes durante a semana estão no mar pescando. “Concentramos atendimentos preventivos de saúde e informações para possibilitarmos aos pescadores e seus familiares a oportunidade de se cuidar e evitar possíveis doenças”, destacou Denise.

Assecom da Prefeitura de SJB

Nenhum comentário: