quarta-feira, 27 de maio de 2015

Câmara rejeita 'distritão', sistema eleitoral defendido por Eduardo Cunha e Temer


Principal proposta de reforma política defendida pelo PMDB de Michel Temer (SP) e Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o sistema eleitoral conhecido como "distritão" foi rejeitado por larga margem nesta terça-feira (26) pelo plenário da Câmara dos Deputados.

O modelo obteve o apoio de apenas 210 deputados, mas era preciso pelo menos 308 votos –60% dos parlamentares, mínimo necessário para haver emenda à Constituição. Outros 267 deputados votaram contra.

A votação desta terça-feira representou a primeira grande derrota de Cunha desde que ele assumiu a presidência da Câmara, em fevereiro.

O peemedebista, que assumiu a presidência da Câmara em fevereiro com a promessa de votar uma reforma política para o país, se empenhou fortemente pelo distritão. Ele pressionou partidos e chegou a liderar o processo de atropelamento de uma comissão que debatia o tema e que ameaçava aprovar propostas diversas das suas.

Folha de São Paulo

2 comentários:

Anônimo disse...

dr claudio bom dia , o senhor poderia por favor esclarecer uma coisa , os agentes do ccz terao aumento ou nao alguns tem ate 15 anos trabalhando no ccz e outra coisa ja estao falando em um novo processo seletivo que vai acontecer no proximo mes ja passamos por 3 processos seletivos e ouvi falar que tem um limite de processos para um servidor passar é verdade desde já agradeço .

Anônimo disse...

Estava torcendo pelo distritão.Na minha opinião seria ótimo para o povo.Seria o fim desses políticos forasteiros vim em nossa comunidade e pegar o voto ou seja comprar o voto e sumir...teríamos um representante local que lutasse junto de seu próprio distrito.