quarta-feira, 11 de março de 2015

Os pais precisam visitar as escolas do município de Campos


Os representantes do governo municipal têm desgastado a classe de professores do município perante a sociedade. Os professores da rede, principalmente após as demissões em massa, estão entregues à própria sorte.

Segundo relatos recebidos por esta Coluna, as escolas estão desprovidas de vigias, porteiros, auxiliares de limpeza e inspetores.

Além do vergonhoso índice do Ideb (figuramos na penúltima colocação no Estado do Rio), vários questionamentos estão sendo feitos pela categoria e, até o presente momento, não são respondidos pelas autoridades competentes.

O material didático da Expoente (adquirido a ‘peso de ouro’ pela Prefeitura de Campos em detrimento aos oferecidos gratuitamente pelo MEC - Ministério da Educação e Cultura) já chegaram a todas as escolas? Os livros contidos nesse material, oriundos do Estado do Paraná, contemplam a realidade educacional de nosso município?

Com relação aos auxiliares de turma, eles já possuem capacitação? Por que não foram chamados com antecedência para que no dia dois de fevereiro pudessem estar laborando? Detalhe: quais os motivos de ainda não se ter auxiliar em todas as turmas de G1 (aquelas que são compostas por crianças de três a quatro anos)? Por acaso emanciparam as crianças?

O tema ‘materiais pedagógicos’ é outra questão espinhosa. Por acaso as escolas da rede já foram contempladas e as que já receberam os consideram de qualidade e suficientes para se exercer a arte de educar?

A realidade atual da educação municipal é temerária. Inadmissível os professores terem que fazer o serviço dos auxiliares de turma já que se trata de um claro desvio de função que nada tem de digno.

No que tange à segurança das crianças, a situação é ainda mais caótica. Diante da falta de porteiros, necessária se faz uma ação rápida dos responsáveis pela Educação, pois quem será o responsável por uma tragédia caso um menor saia da Unidade sem ser visto?

O caos ora apresentando afeta também o bolso dos professores. Segundo informações, eles estão com as carteiras de passe livre vencidas, o que gera uma despesa extra para o corpo docente e que pesa muito no orçamento.

Diante desse triste cenário, entendo como importante e salutar os pais de alunos visitarem as dependências das escolas para constatarem a situação precária da estrutura física de várias creches e escolas.

Em muitas delas, os trabalhos estão sendo realizados em casas alugadas. Muitas, segundo denúncias, com esgoto ‘a céu aberto’, paredes mofadas, banheiros quebrados, goteiras, falta de ventiladores, cadeiras velhas e destruídas pela ação do tempo.

.O educador Paulo Freire já dizia que seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes (acrescento o Poder Público) desenvolvessem uma forma de Educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma crítica.

Hoje, no município de Campos dos Goytacazes, além de termos que aturar versões oficiais fantasiosas, estamos impedidos de intelectualizar as classes menos favorecidas, o que é uma ameaça para o progresso.

Lamentavelmente, em nossa cidade, a ordem é não ao progresso! Porque assim, é mais fácil desgovernar.

Cláudio Andrade

7 comentários:

Anônimo disse...

Sem palavras!

Anônimo disse...

Sem palavras 2

Anônimo disse...

!!!!!!!Estamos trabalhando em um verdadeiro CAOS. Sou professora de uma turma de g1, com quase vinte crianças super agitadas, sem auxiliar, sem ventilador, numa sala que pega todo o sol da tarde, sem direito de fazer nem ao menos um "xixi". Estou completamente frustrada, pois não consigo realizar meu trabalho. Estou muito revoltada e indignada com a falta de respeito que o sistema vem tendo com nossa classe. Estou deixando de se!r professora pra ser babá. Trocando fraldas, colocando roupas e calçados, vigiando para que não caiam e os pais ainda querem discutir no portão da !creche se o seu filhinho vai pra casa com um pequeno arranhão. Estou muito decepcionada e ainda estamos no mês de março. Meu Deus, me dê forças!

Luciana Soares Marques disse...

Gostei da sua ideia.Sugiro que você passe a convocar e estimular os pais a adentrarem nas unidades escolares em seu programa de rádio, que por sinal é muito admirado pelos ouvintes da localidade na qual leciono(Campo Novo).Fazer-nos visitas periódicas e não somente nos dias de reuniões.Há pais que só comparecem na escola no dia da renovação da matrícula, isso é muito triste porque a escola faz parte da comunidade.A escola é para/de todos!!!

Anônimo disse...

Lamentavel como a prefeitura vem tratando a educacao e os concursados que muitos nem ainda conseguiram a convocacao como eh o caso dos inspetores e os acompanhantes.

Anônimo disse...

Estamos vivendo o caos.E pergunto cadê o MP?Que tem um TAC com a sra ROsinha.Não teria mais RPA foi feito o concurso,e não chama os concursados chamaram os cuidadores de especiaos como RPA quer dizer o concursado ocupa sua vaga real.Quarta feira as cuidadoras foram chamadas na smec e foi suspenso os trabalhos.Logo além de não ter porteiro,servente agora as crianças especiais tem q ficar em casa.As diretoras não sabem mais o que fazer e os pais estão desesperado.O MP não está acompanhando este absurdo?Por favo srs Promotores ouve a voz deste povo q já basta ter um filho especial.E só vcs se imaginarem no lugar deles e ninguém está livre.

Anônimo disse...

ate quando Campos vai viver este caos?Não temos representante os nossos representantes bsão vcs da emprensa.socorro!!!!!!!!!