sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Guarda Civil de Campos faz relato acerca da gratificação da corporação




Boa noite,
escrevo para o seu blog pois sei que é um dos poucos espaços que ainda temos para nos expor livremente, sem as amarras e cabresto deste governo.
Esta semana finalmente foi proposto e votado na câmara a nossa "Gratificação". Coloquei em aspas pois é um absurdo esta gratificação. Isso mesmo, enquanto alguns comemoram os R$ 491,60 como algo maravilhoso eu acho uma aberração!

Quando foi proposto essa gratificação, era para corrigir a distorção salarial do cargo de nível médio da prefeitura até o ano que vem, quando seria incorporado esse valor ao salário, igualando assim os vencimentos de acordo com o que é pago aos concursados de nível médio.

Um pouco antes desta proposta, me lembro de uma entrevista concedida numa rádio pelo "prefeito" Garotinho que criticava as condições de trabalho e salário da Guarda do Rio, causando assim uma saia justa no governo de sua esposa. Pois o tratamento aqui é igual e até pior, visto nosso salário e condições de trabalho da nossa corporação em Campos dos Goytacazes. E na época dessa entrevista acontecia no Brasil as manifestações em diversas partes por corrupção, aumento de passagem e etc...

Então como já havia uma insatisfação isso ocasionou um choque de realidade em toda a corporação e os comentários diziam que era a hora e a oportunidade de nos manifestar. Visto os burburinhos então nos propuseram essa gratificação como meio de acalmar os ânimos, pois não teriam condição para esse ano de incorporar a defasagem salarial.
Começou então toda a negociação sobre valores, quando que iam votar e etc... Ao mesmo tempo foi acalmando as manifestações, então começaram a nos colocar em banho maria. O que era para junho foi para julho com isso houve o recesso da câmara e nos empurraram para agosto.

O recesso acabou e foi enviado pela procuradoria e secretaria de administração um projeto de lei na qual beneficiaria somente os guardas de trânsito e ambiental. Quando descobrimos fizemos um pequeno alvoroço na câmara e este projeto nem chegou a entrar na pauta naquela semana.
Como poderia uma gratificação onde o real sentido era equiparação nos vencimentos de nível médio ser concedida para alguns guardas e não todos!

Nesta semana depois de uma reunião na câmara finalmente estava pronto o projeto de lei, ao ler este projeto de lei fiquei estarrecido com um artigo que julgo ser um modo de ESCRAVIDÃO, mas não fiquei surpreso pois estamos tratando de um casal que não gosta de servidor público...


Então não pode o guarda ficar doente, nem seus filhos, ou outra peculiaridade que infringe a sua assiduidade mensal integral.

No dicionário temos que assiduidade como: Quem cumpre seus compromissos não só com freqüência e regularidade, mas com zelo, comprometimento e dedicação.
Então amigos se houver uma falta ou um atestado, essa gratificação que seria para compensar a injustiça salarial não nos será pago.

Vamos nos mobilizar e consertar esse erro enquanto ainda é tempo!!!
Não queremos migalhas e sim o que direito de todo servidor!
Equiparação justa e sem pegadinhas, plano de cargo e salário e melhores condições de trabalho!

Você de outra secretária dessa prefeitura, que se esforçou para entrar através de concurso, saiba que eles (prefeitos e vereadores) passam mais nós que realmente fazemos funcionar essa prefeitura.
Vamos acordar servidores e buscar o que é nosso por direito!!!

DESABAFO
Não somente de um Guarda Civil Municipal, como um servidor público desanimado, mas com vontade de lutar...

8 comentários:

Anônimo disse...

Gratificar para que seja cumprido o contrato de trabalho é um absurdo. A gratificação, pelo próprio nome sugere é ligado ao mérito pela excepcionalidade, e não tratar como forma de compensar distorções político-salariais. Não fazem nada a mais do que seu dever legal para merecerem gratificação. Se for falar em dignidade laboral que faça de modo adequado.

Anônimo disse...

SE RESOLVEREM ACAMPAR VÃO TOMAR É CACETE NO LOMBO. QUANDO ESTAVAM NO GOVERNO DO ESTADO JÁ FIZERAM ISSO COM OS PROFESSORES. O PIOR É SE MANDAREM A GUARDA MUNICIPAL FAZER ISSO. AI VAI SER RIDICULO A GUARDA QUE PROTESTA POR MELHORES SALARIOS METER O CACETE NOS PROFESSORES, QUE LUTAM POR MELHORES SALARIOS TAMBEM, PARA EXPULSA-LOS DO CESC. E O MAIS INCRIVEL E ATERRORIZANTE É QUE OS SERVIDORES PARA MOSTRAREM O QUE ESTA ERRADO TEM QUE PEDIR PARA NÃO DIVULGAR EMAIL E NOMES PQ SENÃO SÃO PERSEGUIDOS, ESSA É A NOSSA DEMOCRACIA E QUE DIRA JUSTIÇA QUE NÃO PROTEGE O CIDADÃO QUE DENUNCIA AS CORRUPÇÕES E MAZELAS DOS GOVERNOS, SEJAM ELES DE QUALQUER NIVEL. COMO ABSURDO ATÉ AGORA O MP OU MPT NÃO TEREM ENTRADO COM AÇÃO PARA QUE A PREFEITURA CHAME OS CONCURSADOS PARA OCUPAREM OS CARGO DE ASSESSOR DE NIVEL DE TERCEIRO GRAU NO LUGAR DOS CONTRATADOS, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM A PREFEITURA ESTA TENTANDO ENGANAR A JUSTIÇA E OS CANDIDATOS QUE FORAM APROVADO COM A SUBSTITUIÇÃO DOS CONTRATADOS DE TERCEIRO GRAU REBAIXANDO-OS PARA SEGUNDO GRAU E MUDANDO O NOME DO CARGO PARA CONTINUAR OS DESMANDO E FARRA DOS CONTRATADO, ISSO JÁ É DE CONHECIMENTO DE TODOS ATÉ DENTRO DA PROPRIA PMCG.

Davi disse...

É por isso que o ditado diz. “Quem tem telhado de vidro não joga pedra no vizinho!”. Antes a Guarda Municipal, hoje os professores, será que amanhã a Saúde também vai parar? Cabral vai até roncar, será que os ventos mudaram, ou é somente fogo de palha?

Anônimo disse...

Todos os servidores municipais devem protestar conjuntamente,pois todos passam pela mesma humilhação e opressão.O cofre da cidade está sendo usado como particular.O rico cofre precisa ser usado urgentemente de maneira honesta e justa.
Vamos aguardar,mas me parece que haverá uma cobrança sobre a seriedade da administração da prefeitura de Campos pelos servidores e cidadãos que trabalham ou utilizam os serviços públicos.
Somos produtivos,não somos funcionários fantasmas e merecemos morar numa cidade bonita e tranquila com qualidade de vida.

Anônimo disse...

Uma cidade caótica como é Campos dos Goytacazes, principalmente no trânsito e em outros serviços públicos, carece de melhor atendimento e atenção pelo executivo municipal, é um trabalho de gestão e não de politicagem, requer investimento, preparação e vontade que a guarda seja de excelência, basta pequena pesquisa sobre trabalho das guardas Brasil a fora, principalmente região Sul e São Paulo. Aqui na cidade são diversas áreas de atuação mas não interessam maior repercussão. Muitos fatos acontecem sem a população tomar conhecimento, meu último plantão, além de apoio aos serviços próprios municipais constatado pelo Jornal Terceira via postado quinta feira última; final da tarde coibimos mediante denúncia anônima (153), usuários de drogas na Praça da República, por derradeiro a noite ocorrência que atendemos foi local para abrigo de menor infrator que há GCM de plantão, aonde dois se enfrentaram um conseguiu um estoque para ferir o outro, saímos em apoio e chegamos rápido no local, fato solucionado com Graça de Deus e presteza dos companheiros, são muitos acontecimentos da minha práxis nos meus 13 anos de serviço na instituição o qual trabalho com consciência. A Guarda Municipal é a única secretaria da PMCG que se auto fiscaliza é endossado pelo comandante com punições, fato publicizado no diário oficial, que é um erro deveria ser como na PM e Forças Armadas através de boletim interno. Enquanto outras secretarias é "a vontade". Falta gestão no serviço público e sobra politicagem. O colega com muita propriedade salientou a questão da gratificação como um benesse do executivo aclamado pelos edis da situação, como prêmio, não é, sim uma correção de erro administrativo, aliás muitos se sucedem, temos visto o caso dos guardas contratados até hoje perdura o imbróglio. Sobre a Guarda é uma instituição nova, 1º concurso em 1997, começou atuar nos novos moldes em março de 98, está em constante transformação e assumindo novas atribuições conforme a necessidade da sociedade campista por serviços públicos que cada vez mais se municipalizada, e a crescente em âmbito nacional, conforme PEC das Guardas no Congresso Nacional. Minha indagação é: a quem interessa ou a que grupo se beneficia quando um serviço de utilidade pública não funcione devidamente com qualidade? Pois é muito fácil jogar somente para o servidor a responsabilidade, pois o mesmo está para servir a população mas muitos ignoram suas condições.

Anônimo disse...

Percebo que o entendimento do nobre colega servidor merece algumas ponderações.
Na minha opinião, a assiduidade de que trata a referida Lei não é combatida com faltas justificadas, ou seja, se o Guarda Civil Municipal por algum motivo não comparecer ao trabalho e justificar sua ausência através de atestado médico, atestado de óbito de parente próximo, certidão de nascimento de seu filho, entre outros, sua falta deve ser abonada e sua assiduidade integral mantida.
Interessante esclarecer esses detalhes com o comando da Guarda.

Anônimo disse...

Não só os guardas municipais estão com essa diferença(defasagem)salarial nos seus vencimentos em relação aos outros cargos de segundo grau(ensino médio)da pmcg.No último concurso da pmcg(2012)todos os cargos de terceiro grau(nível superior)da área de saúde tiveram e têm seus vencimentos fixados em valores bem superiores aos ocupantes de mesmos cargos de outros concursos anteriores.Está ocorrendo o mesmo que acontece com os guardas.Os profissionais médicos,dentistas,etc.estão ganhando cerca de 551,00 a mais no vencimento do que seus colegas mais antigos.Espero que a prefeita tb corrija,assim como está fazendo com os guardas,essa distorção.

Anônimo disse...

Já não deram uma tremenda de uma gratificação aos vigias da guarda que faz com que ganhem como se fossem de cargos de ensino médio?Esse pessoal quer mais o que?