Após 72 horas operando com redução de 30% em sua capacidade de produção, em função da longa estiagem e baixa de nível do rio Paraíba do Sul, a principal estação de tratamento de água de Campos dos Goytacazes, que abastece a 70% da população, voltou a funcionar com sua capacidade normal, desde as primeiras horas da madrugada deste sábado (02-11-2012).
Assim, o abastecimento de água potável volta a se normalizar em todos os pontos da cidade que foram afetados pela alteração no sistema de distribuição. Nos bairros mais distantes, entretanto, a recuperação da capacidade plena de pressão nas redes pode demorar até 24 horas.
Por isso, a concessionária Águas do Paraíba mantém equipes de plantão, para eventuais desobstruções localizadas, e para o fornecimento alternativo de água, através de caminhões pipa. A solicitação dos dois serviços disponibilizados, mesmo no feriado e durante o fim, deve ser feito através do telefone Ligue Água. O número é 115.
Águas do Paraíba agradece à população pela efetiva colaboração, nesse período, evitando o desperdício e economizando água. A conscientização sobre a necessidade dessas providências foi fundamental para minimização dos efeitos da redução do abastecimento e para a recuperação mais rápida de todo o sistema de tratamento e distribuição.
A Gerência Operacional de Águas do Paraíba orienta a quem ainda não esteja recebendo água, a entrar em contato direto com a concessionária, também através do telefone Ligue Água 115. A redução do abastecimento e a diminuição de pressão na rede pode ocasionar eventuais obstruções pontuais, que podem ser imediatamente corrigidas, desde que comunicadas à concessionária.
Diversas equipes de Águas do Paraíba estão trabalhando em vários pontos do município para verificação da pressão da água e correção de eventuais vazamentos que também podem ocorrer durante o processo de recuperação plena de todo o sistema de abastecimento.
Todavia, ainda em função da longa estiagem e seca, o abastecimento de água na área Norte do Município – principalmente nos distritos de Santo Eduardo, Morro do Coco, Santa Maria e Conselheiro Josino – continua sendo reforçado com caminhões pipa. A região mencionada, pelas características geológicas, topográficas e de mananciais hídricos, normalmente, é a que sofre os maiores efeitos de uma longa estiagem, como a que se verificada há meses, uma das maiores dos últimos anos.
Aldefran Lacerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário